Notícias

SinPsi esteve na segunda turma de atualização dos psicólogos do trânsito em SP

Evento aconteceu na quarta (28) e levantou pontos polêmicos como a divisão equitativa na capital

Aconteceu na última quarta dia 28/11/18, no Detran São Paulo, a segunda turma da Atualização de Psicólogos de trânsito de São Paulo em parceria com o Conselho Federal de Psicologia. Rosana Nespoli, da Escola Pública de Trânsito, criada em 2013 participou do evento e apresentou esse serviço do Detran e melhorias como um todo, atendendo o cidadão de forma mais ágil. Outra participante, Gleice Reis, descreveu como se dá o atendimento em um programa de atenção à acessibilidade e como os profissionais credenciados podem solicitar esse serviço para candidatos surdo-mudos para atendimento especializado.

Como representante do Conselho Federal de Psicologia, Eduardo Moita do CR Piauí levanta a necessidade de que a psicologia do trânsito se torne efetivamente uma política pública, ponto esse que o sindicato dos Psicólogos já vinha abordando. Cita o empenho do CFP em tornar a renovação para todas as categorias obrigatória, o quanto é importante as pesquisas nessa área do trânsito e o quanto essas ações colaborariam para a redução de acidentes.

Guilherme Pereira, do Conselho Regional de São Paulo, aborda questões éticas. O número de profissionais da psicologia no estado de SP que hoje está em torno 97 mil, com 3 mil atuando na área do trânsito, e as dificuldades desse atendimento.

Tivemos ainda Professor Rodrigo Fonseca que nos trouxe o tema da atenção, memória e inteligência e o ato de dirigir, levantando alguns pontos de palográfico e dando um exemplo de laudo que pode ser usado pelos profissionais.

Finalizando o encontro Rafael lvanardo além da portaria 70, nos diz que a divisão equitativa na capital será adiada pela terceira vez esse ano, não havendo previsão de entrada. Ele alegou que a entrada de forma irregular, com possíveis problemas, seria incompreendida pelos usuários. Essa notícia desagradou os profissionais que acreditam em uma melhoria no atendimento e autonomia favoreceriam a ética profissional.

O evento foi bastante proveitoso, fomos bem recebidos e, apesar dos problemas na convocação, a equipe do Detran pediu desculpas e na próxima edição prometeu que a convocação será com antecedência e mais organizada.

Deixe um comentário