Notícias

SinPsi lamenta falecimento de ‘Seu’ Naelson, ex-conselheiro do CMS

É com pesar que o SinPsi informa o falecimento de “Seu” Naelson Corrêia Guimarães, ex-conselheiro do Conselho Municipal de Saúde de São Paulo (CMS-SP) e bandeira do SUS, aos 92 anos de idade. O sepultamento será hoje, 2 de agosto, às 15h, no cemitério Parque da cantareira.

Quem participou das lutas pela saúde na cidade de São Paulo certamente o conheceu. Presente em todo tipo de atividades, reuniões e manifestações, ele sempre gostava de usar a palavra para expressar sua visão sobre o momento. Valia a pena ouvir sua voz calma, paciente e reflexão lúcida. Tanto no Conselho de Saúde Municipal quanto no Estadual exerceu a representação de usuário com dedicação incansável.

Com opinião e disposto ao diálogo, orientava conselheiros mais novos, ensinava os que dele se aproximava, sempre animando os que se abatiam pelo cansaço. Homem de longa e valorosa trajetória de militante das causas sociais.

Para o presidente do SinPsi, Rogério Giannini, a morte de “Seu” Naelson é uma grande perda para a militância da saúde paulistana.

“Foi um pioneiro na luta pelo SUS e um símbolo do controle social. Não há como pensar na participação popular na luta pela saúde pública sem remeter ao ‘Seu’ Naelson. Eu me lembro de sua voz corajosa no combate ao famigerado PAS dos tempos do Maluf”, comenta Giannini.

Militância 

Nascido na cidade de Amaragy (PE), Naelson foi filho de família de lutadores das causas sociais que lhe deu grandes exemplos de luta. Na juventude, foi para o Ceará, onde se aproximou das causas dos trabalhadores tecelões, movimento sindical e do Partido Comunista.

A militância na esquerda o levou a sacrifícios duros, envolvendo a família de oito filhos, que tinha dificuldades em manter, e a profissão, que foi mudando de acordo com as possibilidades, chegando a exercer a de tipógrafo, sindicalista, mecânico e até jornalista, quando atuou em Fortaleza no jornal Imprensa Popular. Morou no Rio de Janeiro, em Angra dos Reis e em São Paulo, onde permaneceu até falecer.

Em homenagem, o Conselho Municipal de Saúde indicou que a sua sala sede leve o nome de Naelson Correia Guimarães.

Serviço:

Sepultamento: Cemitério Parque da Cantareira
2 de agosto
15h
Estrada do Corisco, n.º 5.005 – Jardim Corisco.

Deixe um comentário