Notícias

SinPsi participa de primeira reunião do coletivo Movimento Voz do Trânsito, em Taubaté

No dia 19 de novembro, em Taubaté, aconteceu a primeira reunião do coletivo Movimento Voz do Trânsito”, formado por psicólog@s do trânsito do Vale do Paraíba, sob coordenação do psicólogo Juliel Modesto, da subsede do CRP Vale do Paraíba e Litoral Norte. No evento estiveram presentes, além d@s psicólog@s que atuam com Avalição Psicológica, outr@s psicólog@s do seguimento e representantes do SinPsi.

Na pauta, as políticas de trânsito articuladas com os princípios do SUS, a atenção a acidentados no trânsito e seus familiares, a necessidade de se criar espaço para diálogo com faculdades de Psicologia.

Juliel sentiu a necessidade da reunião, após participar do Congresso Regional de Psicologia (Corep) e perceber dificuldade de debate político dentro da temática da Psicologia do Trânsito.

Sendo assim, os presentes propuseram debate com prefeituras da região, no sentido de criar e divulgar o trabalho da Psicologia do Trânsito.

“Além disso, vamos conversar com Fenapsi sobre a taxa do valor da avalição Psicológica. O sindicato também vai analisar a condição do trabalho d@ psicólog@ perit@, o que interfere na condição ética e técnica do exercício profissional”, explicou Francinilda Lima, dirigente do SinPsi.

Confira abaixo outras pautas levantadas pelo grupo:

  • Agilizar o processo de credenciamento d@ psicólog@ do trânsito junto ao DETRAN/SP. Atualmente, leva-se de seis a oito meses;
  • Mais transparência no processo de distribuição equitativa nas cidades da região;
  • Dialogar com o CRP e entidades sobre vídeos disponíveis na internet orientam sobre como passar nos testes psicológicos para a obtenção da CNH;
  • Ausência do Departamento de Psicologia na sede do DETRAN/SP;
  • Mais participação d@s psicólog@s nas atividades do CRP/CFP ou afins;
  • Regularidade nas reuniões sobre o assunto do trânsito;
  • Patologização no processo de avaliação de CNH e suas consequências junto à comunidade psi.

Deixe um comentário