Notícias

SinPsi ressalta a luta antimanicomial nesse dia mundial da saúde mental

#PraCegoVer: Imagem com fundo branco e uma mandala ao meio. Acima, na parte esquerda, o texto “10 de outubro”. Abaixo, do lado direito, o texto Dia Mundial da Saúde Mental. No canto inferior esquerdo, o logo do SinPsi

O sindicato trabalha e apoia junto ao trabalho nas políticas públicas em saúde mental, contando com a atenção básica e CAPS, CAPS AD e CAPS I, respeitando a lei 10216 de 2001, que preconiza a reforma psiquiátrica brasileira

Já tivemos muitos avanços com os cuidados da pessoa em sofrimento mental, trabalhando para o cuidado em liberdade, pela desistigmatização, pelo respeito. No Brasil temos um quadro de retrocesso, dado pela volta dos manicômios e/ou pelo tratamento manicomial.

O sindicato trabalha e apoia junto ao trabalho nas políticas públicas em saúde mental, contando com a atenção básica e CAPS, CAPS AD e CAPS I, respeitando a lei 10216 de 2001, que preconiza a reforma psiquiátrica brasileira, ancorada não apenas na medicalização e sim no meio e família que vive a pessoa em sofrimento psíquico, assim como está também alinhada com a política de redução de danos para usuários de álcool e outras drogas. Visto que temos muito ainda a avançar, dado o momento histórico que estamos passando.

Parabéns também aos militantes da Luta Antimanicomial, que no cenário da Saúde Mental têm a responsabilidade de traçar a trajetória de um Brasil menos desigual, inclusivo e diverso com uma saúde pública que confira serviços abertos e adequados e que privilegiem o cuidado em Liberdade. E vamos seguir na Luta para realização da 5º Conferência Nacional de Saúde Mental em 2020 conforme moção aprovada na 16º Conferência Nacional de Saúde recém realizada.

Deixe um comentário