Notícias

SinPsi tem representatividade em GT de Psicólogos de Trânsito do Detran

Na última terça-feira, 30 de abril, o Detran publicou a portaria 639, de 15 de abril de 2013, no Diário Oficial do Estado de São Paulo. A portaria institui Grupo de Trabalho de Psicólogos de Trânsito, formado por psicólogos credenciados ao Detran. A dirigente do SinPsi e especialista em trânsito, Cristiane Carneiro, faz parte do grupo, que também conta com membros do Conselho Regional de Psicologia (CRP), da Associação de Psicólogos do Trânsito (Apsitran) e da Federação Nacional das Cooperativas de Trabalho dos Médicos e Psicólogos Peritos de Trânsito (FENACTRAN Brasil), além de componentes da Diretoria de habilitação do órgão.

“Em nome dos psicólogos de trânsito, posso dizer que estamos muito satisfeitos com essa Portaria. Após algumas reuniões no SinPsi, sugerimos ao Detran a formação de um grupo de trabalho com a nova gestão e entidades representantes das psicologia do trânsito. E fomos atendidos”, comemora Cristiane.

O objetivo do novo grupo é avaliar as rotinas inerentes à realização de avaliações psicológicas próprias dos exames de aptidão física e mental. O grupo também vai acompanhar o credenciamento de psicólogos de trânsito, propondo eventuais reformulações que permitam aperfeiçoar processos em benefício da agilidade e eficiência, contribuindo para o pleno atendimento ao cidadão.

A medida foi tomada, levando-se em consideração a necessidade de aprimoramento das normas do Detran sobre avaliação psicológica, que integra os exames de aptidão física e mental, previstos no artigo 140 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

O Grupo de Trabalho tem até 180 dias, a contar da data da publicação da Portaria, para apresentar relatório contendo manifestação sobre o projeto em estudo. O prazo pode ser prorrogado por igual período.

O Grupo de Trabalho será composto pelos seguintes profissionais:

Carolina Augusto Padial, Diretoria de Habilitação;

Yara Marques, Diretoria de Habilitação;

Frederico Pierotti Arantes, Diretoria de Habilitação;

Paulo Giovanni Carro, Diretoria de Habilitação;

Vera Lúcia Tossato, Diretoria de Habilitação;

Jânio Loiola de Oliveira, Diretoria de Atendimento ao Cidadão;

Graça Maria de Carvalho Camara, CRP/SP;

Cristiane Barbosa Carneiro, SinPsi;

Maria Aparecida da Silva Tozato, Associação de Psicólogos do Trânsito – Apsitran;

Márcia Oliveira de Menezes Pinto, Federação Nacional das Cooperativas de Trabalho dos Médicos e Psicólogos Peritos de Trânsito – FENACTRAN Brasil.

“Nestes últimos dois anos, os psicólogos da área debateram muito. Agora chegou a hora de participarmos das reuniões com as entidades, para poder levar ao Detran nossas necessidades. Temos um espaço legítimo agora, para levar ideias, participar e opinar nas diretrizes futuras”, analisou a dirigente do SinPsi e membro do Grupo de Trânsito do Detran.

Deixe um comentário