Notícias

SinPsi vai a Piracicaba para o VI Encontro Paulista de Psicologia Política

Acontece, de 22 a 24 de novembro, o VI Encontro Paulista de Psicologia Política, no campus Taquaral (Rodovia do açúcar, Km 156) da Universidade Metodista de Piracicaba, com o tema “A Psicologia Política na Formulação, Monitoramento e Avaliação das Políticas Públicas no Brasil.

O evento será um espaço de troca de experiências e reflexões entre pessoas da academia, atores do controle social, ativistas e demais interessados na qualificação da participação política da sociedade na formulação, monitoramento e avaliação das políticas públicas.

Considerando o contexto socioeconômico e político brasileiro atual – e que as políticas públicas representam uma resposta do Estado a demandas sociais, sendo na economia capitalista, um mecanismo regulador da ordem social para manter a estrutura de poderes –, as ações da Psicologia podem ter papel legitimador dessa lógica ou papel disruptivo.

O Encontro pretende conhecer estudos, pesquisas e intervenções da Psicologia na atualidade brasileira para a visibilidade dos seus significados no contexto de questionamento da estrutura de poderes reguladores da ordem social, portanto não se trata de uma reunião de especialistas em Psicologia Política, uma vez que a Psicologia está sendo considerada como uma ação política possível na participação social nas formulações, monitoramentos e avaliações das políticas públicas. Seu escopo, para além das trocas de experiências, é instrumentalizar as pessoas comprometidas com a eficiência e eficácia do Estado no seu papel redistributivo de bens sociais em contexto de histórica desigualdade.

?O desenho metodológico do Encontro pretende-se dialético, em que as trocas instiguem sínteses (provisórias) para a revisão de ações ou a fomentação de outras para a qualificação das políticas públicas.

Os Eixos Temáticos estão focados em políticas públicas setoriais privilegiadas como campos de ação da Psicologia Nas ementas dos eixos, algumas questões estão lançadas e devem ser abordadas nas apresentações dos psicólogos nas comunicações orais e pôsteres. Após cada sessão, essas serão sistematizadas e apresentadas nos fóruns de políticas públicas para debates e formulação de recomendações para a atuação política dos psicólogos. Os fóruns fecharão o Encontro como um momento de síntese possível e seus debates serão publicizados junto com as recomendações que produzirem.

Confira abaixo os Eixos Temáticos do VI Encontro Paulista de Psicologia Política

I – Política de saúde e o SUS
II – Política da Assistência no SUAS
III – Política de saúde mental
IV – Política para o desenvolvimento urbano-rural
V – Políticas de identidade
VI – Políticas geracionais
VII – Políticas educacionais, culturais e de memória
VIII – Participação social, controle social, acesso a informação, transparência pública e ação pública
IX – Outros temas relevantes

SinPsi Presente!

A presidenta do SinPsi, Fernanda Magano, participa do evento no dia 23, das 15h30 às 17h, em mesa do Eixo I – Política de saúde e o Sistema Único de Saúde. Fernanda fará o debate com o ativista Renato Barboza.

Clique aqui e confira, no site do evento, a programação completa.

Deixe um comentário