A celebração do dia 8 de março – Dia Internacional da Mulher – traz a oportunidade de avaliarmos e debatermos os progressos e conquistas a respeito do lugar ocupado pelas mulheres na sociedade e ainda atentarmos para os obstáculos à sua cidadania.
Vamos comemorar nossas conquistas, mantendo a consciência crítica das desigualdades que persistem e que nos motivam a seguir em frente na busca pela ampliação da cidadania das mulheres.
Um pouco da História do Dia Internacional da Mulher
O Dia Internacional da Mulher, comemorado desde o início do século XX, é uma data que nos remete a um período de lutas pela diminuição da jornada de trabalho e por melhores condições de trabalho, pelo direito à educação e ao voto feminino.
Em 1910, a alemã Clara Zetkin propôs que o Dia da Mulher comemorado pelas trabalhadoras americanas se tornasse “uma jornada especial, uma comemoração anual de mulheres”.
Em 1911, em Nova York, dezoito dias depois do Dia da Mulher, em março, houve um grande incêndio numa conhecida indústria têxtil, a Triangle Schirwaist Company, cujo patrão, trancou a porta de saída à chave, o que num ambiente sem ventilação e com materiais inflamáveis, tornou-se fatal. Quando os bombeiros chegaram 147 operárias já haviam morrido. Após essa tragédia, a solidariedade entre as trabalhadoras estreitou-se e suas mobilizações deram origem às primeiras leis de proteção à vida e aos direitos das trabalhadoras.
Em reconhecimento a essas lutas, o dia 8 de março foi instituído pela ONU, em 1977, como Dia Internacional da Mulher conclamando a população a refletir e atuar sobre as causas das desigualdades, buscando melhorar a qualidade de vida das mulheres e construir uma sociedade igualitária.
Neste mês de março realizaremos atividades temáticas e regionais visando divulgar as políticas públicas voltadas para as mulheres, os nossos serviços e a importância da igualdade de gênero para alcançarmos a justiça social.
Confira na imagem algumas das atividades programadas pela SMPM para o mês de março.
Acompanhe aqui a atualização do site da SMPM, tanto de atividades como das instituições parceiras.