Em destaque, Notícias

Solenidades na Câmara de São Paulo e ALESP marcam os 60 anos da regulamentação da Psicologia no Brasil

Há 60 anos, a Psicologia era regulamentada como profissão no Brasil por meio da Lei n.º 4.119/1962. Para comemorar este marco e fortalecer a Psicologia como ciência e profissão, o Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP SP) realiza, nesta sexta, 10 de junho, Sessão Solene na Câmara Municipal da cidade de São Paulo em 10 de junho (sexta-feira), a partir das 19h. O evento tem o apoio e a participação do Sindicato das/os Psicólogas/os de São Paulo (SinPsi) e do Conselho Federal de Psicologia (CFP). O legislativo municipal será representado pela psicóloga Luana Alves, vereadora do Psol e pelo vereador Eliseu Gabriel (PSB).

No dia 24 de junho, também às 19h, será a vez da Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP) receber o Ato Solene em homenagem aos 60 anos da profissão, com recepção pela deputada estadual Erica Malunguinho (Mandata Quilombo, PSol).

Ambas as solenidades contarão com apresentação artístico-cultural e a participação de estudantes, profissionais da saúde, representantes políticos e da sociedade civil. Os eventos são abertos ao público e, para participar é necessário comprovante de vacinação contra a covid-19.

Somando-se às ações celebrativas, o Conselho Regional de Psicologia de São Paulo disponibiliza à categoria a série de podcast “Caminhos da Psicologia no Brasil: 60 anos de profissão”, veiculada no canal oficial do CRP SP, Estação Psicologia. A série é composta por seis episódios especiais, que recuperam e contextualizam a trajetória da Psicologia a partir de uma perspectiva crítica e reflexiva, com a participação de especialistas, porta-vozes e de quem fez e faz esta história.

Atualmente, existem mais de 420 mil psicólogas e psicólogos no país, presentes nos serviços públicos de saúde, na educação, na assistência, em consultórios, nas clínicas particulares, nas universidades, nos hospitais, nas penitenciárias, nos órgãos de poder e em outros espaços de atuação. Somente no estado de São Paulo, são cerca de 130 mil psicólogas e psicólogos habilitados ao exercício profissional.

Related Posts