Em destaque, Notícias

SUS em defesa da vida, assista ao documentário

O documentário “SUS, em defesa da vida”, produzido e dirigido por Guilherme Castro, foi exibido no dia 19out, no 10º Festival Internacional de Cine Político (FICiP), em Buenos Aires. O filme foi finalizado em março de 2020 para o Conselho Nacional de Saúde (CNS), um projeto realizado em parceria com Centro de Educação e Assessoramento Popular (Ceap) e Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).

Guilherme Castro é roteirista, diretor e produtor de filmes e audiovisuais, obras de ficção e documentários com temáticas sociais. Seu trabalho mais recente é a webserie “Travessia: Covid-19 e os movimentos sociais populares” (2021), no qual documenta o estudo realizado pelo Centro de Educação e Assessoramento Popular (CEAP).

“Realizo audiovisuais há mais de 30 anos, este documentário, por tudo, é um dos que me dá mais motivos de satisfação. Foi uma grande oportunidade de conhecer o processo, o conceito de saúde e o alcance para mostrar a magnitude do SUS. Poder registrar de forma tão dinâmica, conferindo protagonismo à comunidade, tanto aos que atuam quanto aos que são atendidos pelo sistema, foi muito gratificante. O filme, inclusive, é utilizado na formação de lideranças e conselheiros de saúde nos municípios”, relata o diretor.

O documentário na íntegra pode ser assistido aqui ou no YouTube do CNS.

Related Posts