Em destaque, Notícias

Conferência popular de saúde acontece dia 5 de agosto em São Paulo

Na sexta-feira, 5.ago, em São Paulo, acontece a Etapa Nacional da Conferência Livre, Democrática e Popular de Saúde, que busca ser um marco no debate para a retomada das políticas de saúde pública e financiamento do Sistema, tão vital para a vida das pessoas e tão atacado pelo atual governo.

Organizada por diversas entidades de saúde, movimentos sociais e acadêmicos, que compõem a Frente Pela Vida, a Conferência se propõe ao desafio de “construir e legitimar um programa democrático e popular para o SUS, que marque a completa inversão da lógica mercantil e privatista que já antes da interrupção da democracia brasileira, em 2016, vinha se impondo, com gastos privados superando os públicos… Essa lógica mercantil e privatista foi dramaticamente aprofundada a partir da escandalosa constrição do orçamento público (EC 95), de uma série de leis e diretrizes aprovadas que estimulam a captura mercantil da gestão pública e por uma intensa precarização das condições de trabalho no SUS”, afirma documento que embasa as diretrizes e eixos da Conferência.    

Entre os pontos destacados para a Conferência se encontram:

– Saúde e democracia

SUS participativo, descentralizado e gerido com base técnica e soberania popular.

Financiamento público do SUS

Saúde, inclusão social e gestão do trabalho.

Clique aqui para conhecer a íntegra do documento com os eixos e diretrizes.

O evento

Não por acaso, a etapa nacional da Conferência acontece no dia 5 de agosto, mesma data em que se celebra o Dia Nacional da Saúde. O evento acontece na Casa de Portugal (Bairro Liberdade) a partir das 8 horas

Irão participar do evento gestores, trabalhadores da saúde, dirigentes sindicais, pesquisadores, sanitaristas e acadêmicas de diversas partes do país que se envolveram nos processos das conferências preparatórias.

No período da manhã acontecem duas mesas temáticas, das 9h às 11h, e das 11h às 13h, na qual são aguardadas as participações de lideranças da saúde e de outras esferas das políticas públicas e setores da sociedade.

 A plenária final da Conferência Nacional Livre Democrática e Popular terá início às 15 horas, com expectativa de encerramento às 17 horas. As atividades serão transmitidas pela pelas redes sociais da Frente Pela Vida, com retransmissão pelos canais do SinPsi.

Related Posts