No próximo dia 13 de novembro, a partir das 9h, os trabalhadores da assistência social realizam um ato público diante da sede da prefeitura de São Paulo.
Os trabalhadores se reuniram para repudiar a postura do governo Gilberto Kassab, que não tem cumprido com o seu dever de investir o suficiente na Assistência Social. Para 2010 o Município de São Paulo tem um orçamento de 30 bilhões de reais, porém para a Assistência Social está previsto destinar apenas 330 milhões.
A assistência social é direito gratuito para todo o cidadão brasileiro e dever do Estado. Isto é estabelecido pela Constituição Federal Brasileira.
A assistência social tende, entre outros, população em situação de rua, pessoas com deficiência, crianças, adolescentes, mulheres, idosos e famílias. Isto acontece através do Sistema Único de Assistência Social, o SUAS.
Sabendo disto dá para entender:
Porque tantas crianças e adultos abandonados nas calçadas e ruas da cidade.
Porque tantas crianças nos faróis e fora das escolas.
Porque tantas pessoas com deficiências dormindo nas calçadas e praças e em tantos outros lugares.
Porque tantas famílias pedindo esmolas.
Tudo isto porque nossos direitos de cidadão não são respeitados!
Está ruim? Pode ficar pior. Isto se o descaso da Prefeitura com a Assistência Social continuar e provocar o fechamento dos serviços que são executados na cidade pelas entidades sociais. Serão mais de 750 mil pessoas sem serem atendidas e trinta mil trabalhadores desempregados.