Notícias

TV afasta sentimentos de rejeição e solidão, aponta estudo norte-americano

Assistir à televisão pode afastar sentimentos como solidão e rejeição, apontam estudos das universidades norte-americanas de Buffalo e Miami. Publicadas no Jornal Experimental de Psicologia Social, as pesquisas mostram que a TV dá aos telespectadores a sensação de que eles estão suprindo suas necessidades sociais.

De acordo com o primeiro estudo, as pessoas se sentem menos solitárias quando assistem aos seus programas preferidos; no segundo, foi possível perceber que as pessoas escrevem crôbnicas sobre as atrações que mais gostam se suas “necessidades de pertencimento estiverem incitadas”.

Na terceira pesquisa, os estudiosos chegaram à conclusão que pensar sobre os programas favoritos diminui a queda da auto-estima, o mau humor e os sentimentos de rejeição. A quarta pesquisa mostra que as pessoas expressam menos verbalmente seus sentimentos de solidão quando escrevem sobre as atrações que mais veem, informou a agência de notícias Reuters.

Além disso, o vínculo ficcional dos telespectadores com personagens de TV pode ajudar a aliviar suas necessidades de se relacionar com os outros. De acordo com Shira Gabriel, um dos autores, “a pesquisa traz evidências de que a ‘hipótese social de substituição’, que assegura que humanos podem usar a tecnologia, como a televisão, para ter a experiência de pertencimento, quando de fato nenhum pertencimento foi experimentado”.

No entanto, os pesquisadores acreditam que “continua uma questão aberta se a substituição social suprime a necessidade de pertencimento ou verdadeiramente preenche a necessidade”. Para eles, “o tipo de substituição social provocada pelos programas de TV pode ser uma pobre substituição da experiência ‘real’ entre humanos”.

Deixe um comentário