Notícias

Usuários da rede de saúde mental e pessoas em vulnerabilidade social vendem produtos de artesanato em feira na Avenida Paulista

Na próxima sexta, 11 de novembro, será realizada a Feira da Rede de Saúde Mental e Economia Solidária, no Parque Mário Covas, que fica na Avenida Paulista. Serão comercializados itens de artesanato, alimentação e livros, criados por trabalhadores, usuários de serviços da saúde mental e pessoas em vulnerabilidade social. Além da feira de artesanato, haverá atrações culturais com o tema da Consciência Negra. O evento terá oficinas de abayomis, bonecas de origem africana, roda de capoeira, recitação de poesia, teatro e animação! A entrada é gratuita.

A organização da parte cultural da feira fica por conta do Producidade Cultural, que é um empreendimento que organiza eventos culturais, como feiras e cinedebates.

Rede de saúde mental e economia solidária – A rede de saúde mental e economia solidária é um movimento social criado em 2008. O grupo tem o objetivo de incluir socialmente usuários da rede de saúde mental e pessoas em vulnerabilidade social, por meio de propostas de psicoreabilitação e geração de trabalho e renda. A rede respeita a identidade dos usuários da rede de saúde mental.  É composta por serviços de saúde mental, profissionais da saúde, usuários de serviços de saúde mental. A organização busca ser uma alternativa, junto com os Caps (Centro de Atenção Psicossocial) e os Cecco (Centro de Convivência e Cooperativa), aos manicômios, no tratamento de pessoas com sofrimento psíquico ou de uso de drogas. A economia solidária é uma proposta de trabalho horizontal, na qual todos têm igualdade de escolhas e decisões – modelo econômico alternativo ao capitalismo, que, muitas vezes, acaba excluindo pessoas com transtornos mentais e dependentes químicos.

Programação

10h às 11h – Animação com Amanda Senne
10h às 12h – Oficina de abayomi com Cecco Ibirapuera
11h às 12h – Roda de capoeira do Caps ad Santana
13h às 13h30 – Recitação de poesia com William Martins
14h às 16h – Oficina de abayomi com Lígia Belo
15h às 15h30 – Peça de teatro “E agora, José?”, com o grupo Asuscena

Serviço

Feira da Rede de Saúde Mental e Economia Solidária
11 de Novembro (Sexta-feira)
Das 10h às 17h
Parque Mário Covas
Avenida Paulista, 1853
Metrô Consolação
Entrada gratuita

Deixe um comentário