Notícias

Usuários dos serviços de saúde mental realizam marcha em Brasília nesta quarta-feira (30)

O SinPsi e o CRP SP apoiam a iniciativa da Rede Internúcleos da Luta Antimanicomial-Renila e, juntamente com as diversas entidades que representam este movimento em São Paulo, estão se preparando para dia 30 de setembro de 2009 engrossarem a “Marcha dos Usuários a Brasília – Por uma Reforma Psiquiátrica Antimanicomial”.

Instituições da Saúde Mental do Brasil, usuários, seus amigos e parentes estarão unidos para dar uma resposta às forças contrárias à Reforma Psiquiátrica Brasileira, que, em movimento organizado, utilizam a mídia para promover uma verdadeira campanha contra o SUS e as conquistas da Luta Antimanicomial. Nesses meios de comunicação de massa são ouvidas autoridades e profissionais sem o devido conhecimento da realidade manicomial. Casos mal sucedidos são pinçados e apresentados como regra, fragilizando o trabalho desenvolvido e influenciando negativamente a opinião pública contra os avanços da Reforma Psiquiátrica; a voz do usuário nunca aparece. Suas entidades não são procuradas pelos jornalistas e suas opiniões não são consideradas.

A marcha deverá partir de vários pontos do Brasil, sendo organizada pelos representantes da Renila em cada Estado. Em São Paulo, a Capital, Santos, Grande ABC, Ribeirão Preto e Capinas, por exemplo, estarão representadas. No ônibus que sai da Capital, estão: Associação Vida em Ação, Associação de Usuários, Familiares e Trabalhadores de Suzano, Associação Franco Basaglia, AASMER (Embú das Artes e região), “ONG Amigos da Mancha” (Paraisópolis), Associação Paulo Delgado de Saúde Mental de Taubaté, CAPS Butantã, CAPS Unifesp, CAPS Lapa, Centro de Convivência de Embu Conviver, CAPS II Embú das Artes, CAPS Itapeva, CECCO Santo Amaro, Rede PROSOL, Fórum Paulista de Economia Solidária, CAPS Arco Íris (Guarulhos), CECCO Parque Raul Seixas (Itaquera), CECCO Campo Limpo, Residência Terapêutica Pirituba I, CAPS II Prituba-Jaraguá e CAPS III Itaim Bibi.

Durante todo o dia 30 de setembro, em Brasília, serão realizadas atividades político-culturais em defesa, entre outros, do SUS, da efetiva implantação do Programa De Volta Para Casa, da realização da IV Conferência Nacional de Saúde Mental e da Reforma Psiquiátrica Antimanicomial, evidenciando o protagonismo dos usuários e fortalecendo a organização política dos usuários.

Os verdadeiros protagonistas da Luta Antimanicomail deverão apresentar na capital federal suas vozes e reivindicações, levando ao presidente Lula e demais autoridades legislativas e judiciárias a disposição de luta em defesa de seus direitos.

A caravana organizada pelo CRP SP e pelo SinPsi já está lotada. Quem estiver disposto a participar da marcha de outra forma pode obter mais informações pelo site http://marchadosusuarios.blogspot.com/ pelo e-mail marchadosusuarios@gmail.com.

Deixe um comentário