Notícias

1.º de Maio descentralizado de luta leva cidadania, lazer e 100 mil à zona sul

Na zona sul, foram mais de 35 mil atendimentos em 19 tendas, nove atrações musicais e mais de 100 mil pessoas. Na zona leste, outras 10 mil pessoas participaram da celebração. Porém, mais do que números, a festa da Central Única dos Trabalhadores do Estado de São foi um grande sucesso ao permitir à entidade se aproximar da sociedade para discutir a importância do desenvolvimento com trabalho, renda e direitos.

A comemoração do Dia Internacional do Trabalhador, na última sexta-feira, dia 1.º de Maio, começou por volta das 09h na região do Grajaú, extremo sul de São Paulo, sob céu azul e sol forte. Atividades como emissão de documentos, avaliações de saúde e orientação sobre meio-ambiente, doenças sexualmente transmissíveis, Lei Maria da Penha (contra a violência doméstica) e alcoolismo, atraíram famílias inteiras.

Um dos espaços mais concorridos ficava sob uma tenda armada no meio da Avenida do Arvoreiro, onde artistas do Grupo Tapias Voadores apresentaram espetáculos circenses e hipnotizaram adultos e crianças. Prova disso foram as filas que se formaram para as oficinas de cama elástica, malabares, arames, lira e trapézio.

*A arte de incluir*
Filha de trapezistas e administradora do Grupo Tapias Voadores, Viviane Tapias representa a quinta geração de uma família que faz da atividade circense um meio de inclusão social. “Há 20 anos nós trabalhamos o circo com cunho social. Atualmente, atendemos 800 crianças em Diadema, num circo escola que tem como objetivo formar cidadãos e pessoas que possam agir como multiplicadores da cidadania”, comenta.

Apesar de não tem como objetivo formar profissionais, não são poucos aqueles que se apaixonam pelo picadeiro, caso de uma dupla de meninos que saiu das ruas de Diadema para se apresentar como malabaristas e de Rodrigo Costa, que realizou uma performance acrobática com tecidos e sobrevive dando aulas e se apresentando.

A moradora do Grajaú, Geisa Oliveira, segurava no colo o filho de 10 meses. Após passar pela tenda da higiene bucal e aprender dicas de escovação e cuidado com os dentes, pela primeira vez assistia a um espetáculo circense. “Estou adorando, é muito divertido”, comentou. A seguir, iria aproveitar para tirar a primeira via da Carteira de Identificação (RG) para o menino.

*Ato político e shows*
Na chegada ao local da celebração, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, acompanhado por Marcos Cintra, Secretário Municipal do Trabalho, e Guilherme Afif Domingos, Secretário Estadual de Emprego e Relações do Trabalho, destacou a importância da Central para a organização dos trabalhadores. “A presença do público nesta festa é o reconhecimento da contribuição da CUT para o país”, avaliou.

A série de apresentações começou por volta das 12h com a dupla de música sertaneja de raiz Marcelo Viola e Ricardo. A seguir, o puxador da escola de samba Tom Maior, René Sobral, se apresentou seguido por Vavá Rodrigues e O Pessoal da Banda, Fabulosa Banda do Coringa, Francis Lopes, Tribo de Jah, Rosana Bronx, Sniper e Samprazer.

No meio da tarde, diversos dirigentes Cutistas e personalidades políticas subiram ao palco para dialogar com o público. O presidente da CUT/SP, Sebastião Cardozo, o Tião, ressaltou que é “nesse momento de crise que precisamos fortalecer nossos sindicatos. Temos que lutar porque os empresários não cedem nada de graça”. Ele confirmou que em hipótese alguma a CUT discutirá redução de salário e redução de conquistas como saídas para a crise. “Não há barreira que nos faça mudar nossos valores”.

O deputado federal José Genoino destacou a grande conquista dos trabalhadores, “um trabalhador na presidência da república, que está mudando esse país”. Ricardo Berzoini, presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) apontou a importância da criação de 12 milhões de empregos, o aumento do salário mínimo e programas sociais como o Bolsa-Família para fortalecer a economia brasileira, além destacar medidas como a redução de impostos para geladeiras, carros e fogões. Contudo, endossou as palavras de Tião e acrescentou: “os trabalhadores devem estar atentos e organizados junto aos sindicatos para que os empresários não aproveitem para demitir”.

Por volta das 20h, a chuva aumentou, mas o público não deixou a zona sul. Ansiosamente, milhares de pessoas aguardavam O Teatro Mágico. O grupo entrou em cena e não decepcionou com a mistura de música, poesia e circo. “Hoje é um dia comemoração, mas também de repensar nossa relação com o trabalho, o consumo e os camaradas que pensam a revolução como você”, disse o vocalista e instrumentista Fernando Anitelli.

Durante mais de uma hora, a trupe comandada por ele interpretou canções entoadas pelo público como verdadeiros hinos. Por fim, Anitelli encerrou o espetáculo com uma frase que deve servir de mote a qualquer um que acredita na consolidação do Brasil democrático: “não se acomodem com o que incomoda”.

*Também estiveram lá*
“O 1º. de Maio é um dia de luta em que mulheres, jovens e negros devem ir às ruas para lutar contra a falta de opções para a juventude, a diferença salarial entre homens e mulheres e a discriminação racial. E todos juntos precisam estar de mãos dadas pelo desenvolvimento ser social e não apenas econômico”.
(Denise Motta Dau – Secretária de Organização Nacional da CUT)

“São Paulo é muito grande e comemoração na zona sul faz com que o trabalhador possa refletir e ser incluído no debate sobre a defesa de direitos, do emprego e da renda. O Dia Internacional do Trabalhador ainda é um momento em que as pessoas do campo e da cidade param para refletir sobre ações importantes para a distribuição de renda como a reforma agrária”.
(Eduardo Suplicy – Senador)

“Faremos atos cada vez mais próximos dos trabalhadores e por isso estamos aqui pelo emprego e por ações como a aprovação da Convenção 158, que coíbe a demissão imotivada e está tramitando no Congresso”.
(Luis Cláudio Marcolino – Presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região – CUT/SP)

“O Dia do Trabalhador é uma data para quem realmente constrói o país. Os atos descentralizados aprimoram nosso diálogo com a sociedade, pois, as discussões não ficam exclusivamente na região central do município”.
(Ângelo D’Agostini – Secretário do Sindsaúde – CUT/SP)

“A CUT/SP veio à zona sul, assim como está em todo Estado, para dizer que o dia é de festa, mas também de dizer não para os governos que não entenderam ainda: queremos educação pública de qualidade para todos e não vamos pagar pela crise”.
(Roberto Guido – Secretário da Apeoesp – CUT/SP)

O Dia Internacional do Trabalhador no Estado

BAURU
A Subsede da CUT/SP em Bauru organizou um evento no Parque Vitória Régia, com apresentações musicais de Tribal Acústico, Carioca, Henrik & Manoel, Monte de Bossa, Giovanna Jery e Naomi Sayx, Amigos S/A e ações de cidadania. Das 11h até o final do dia, mais de seis mil pessoas compareceram ao local.

CAMPINAS
Em Campinas, a Subsede comemorou o Dia Internacional dos Trabalhadores no Largo da Catedral. Cerca de duas mil pessoas participaram de atividades culturais que envolveram todos os Sindicatos Cutistas da região.

CAMPO LIMPO PAULISTA
Mais de cinco mil pessoas tomaram a Praça Castelo Branco para participar do 1.º de Maio organizado pela Subsede da CUT/SP de Jundiaí, em Campo Limpo Paulista. Além de shows com Insist, Samba S/A, Mistura E, Patric e Axel, Impacto Urbano e Negritude Jr. ,o evento contou com organizações locais que puderam apresentar produtos artesanais.

EMBU
Em Embu, a parceria da CUT/SP com a parceria local promoveu atividades de cidadania e shows com os grupos Pedindo Bis e Art Popular na Rua Maringá. Mais de 10 mil pessoas assistiriam a apresentação dos grupos Pedindo Bis e Art Popular e mais de 14 mil passaram pelas tendas de prestação de serviço.

GUARUJÁ
Na Praça 14 Bis, no Guarujá, a Subsede da CUT/SP da Baixada Santista promoveu apresentações com DJ Cabral, Cassius Clay, Wesley dos Teclados, Modelos do Forró, Banda Tatsu e Banda Estilo SP. Houve ainda uma peça de teatro, evento de Streetball com a Central Única das Favelas (CUFA) e mutirão de cidadania, desde as 10h. Cerca de cinco mil pessoas participaram.

SÃO BERNARDO DO CAMPO
A comemoração do 1.º de Maio no Paço Municipal de São Bernardo do Campo reuniu 30 mil pessoas, que puderam assistir shows de Leci Brandão, Zé Geraldo, Teatro Mágico e Jorge Ben Jor.

VEJA AQUI A GALERIA DE FOTOS DO 1º DE MAIO 2009

Deixe um comentário