Em destaque, Notícias

#10 PODSIN conversa com o neurocientista Sidarta Ribeiro

Por Norian Segatto

Neste novo episódio de PODSIN – Diálogos da Psicologia com a sociedade a conversa foi com Sidarta Ribeiro, neurocientista, biólogo, professor, fundador do Instituto do Cérebro, da Universidade Federal do Rio do Norte e pesquisador da Fiocruz. Sidarta é autor de diversos livros, entre eles O oráculo da noite – a história e a ciência do sonho e Sonho Manifesto, ambos publicados pela Cia das Letras.

Nesta conversa ele fala sobre como o capitalismo produz doença mental, o paradoxo de a humanidade nunca ter tido tantos recursos e ao mesmo tempo estar tão próxima da extinção e de seu otimismo apocalíptico. Ele alerta sobre o avanço da inteligência artificial e como isso vai afetar os empregos e a vida das pessoas. “A Goldman Sachs estima que a primeira onda de inteligência artificial vai acabar com 300 milhões de empregos. É renda básica de qualidade para todos já”.

Pensador multidisciplinar, para Sidarta o capitalismo produz doença mental por causa de desigualdade de classe e todo tipo de exclusão, de raça, gênero. “e o sistema quer que acreditemos que o problema é de baixa serotonina…. temos que lutar contra o sistema”.

Para ele devemos repensar as formas de acumulação e distribuição e adotar uma renda universal básica para garantir a sobrevivência com dignidade. Sidarta aborda, ainda, o uso dos psicodélicos na medicina, sonhos, e como podemos com mudanças de paradigmas sermos uma sociedade e indivíduos mais plenos.

PodSin – Diálogos da Psicologia com a sociedade é um projeto do SinPsi-SP em comemoração aos 50 anos de fundação da entidade, que se comemora neste 2023. O programa tem abrangido cada vez mais ouvintes que querem participar desse diálogo inteligente sobre temas instigantes da atualidade. O PodSin está disponível na plataforma Spotify.

Related Posts