Notícias

30 de janeiro: dia da não violência

“Paz não se constrói com silêncio ou omissão ”

Estamos em uma era de ódio e violências e, exatamente por isso, torna-se tão importante falarmos da Cultura de Paz. Sim, falaremos da Cultura de Paz como justa oposição a todo ódio que se esparrama, contamina e vitimiza nossa gente.

 A psicologia tem contribuído para a Cultura de Paz quando recorre à propagação da comunicação Não Violenta; quando atua nas clínicas, hospitais, comunidades, escolas e nas dores sociais. Também estamos nos CEJUSCs (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania) e nas câmaras de Mediação (em consonância com a Resolução 125/CNJ). Assim, acreditamos que a resolução pacífica de Conflitos é eficaz no combate à violência desde que embasada nos princípios éticos e equitativos.

Temos as ferramentas e a disposição para reivindicar a paz, porque paz não se constrói com o silêncio ou omissão. Lutamos por direitos, pela garantia de vida e por justiça.

A ONU proclamou este o dia da Não violência em homenagem à Mohandas K. Gandhi, assassinado em 1948. Deixamos aqui nossa homenagem aos nossos: Vinícius Matraga, Iara Iavelberg e todas e todos os que lutam por um pouco de paz.

Deixe um comentário