Notícias

3º Encontro Estadual LGBT da CUT São Paulo é nesta sexta (23)

O 3º Encontro Estadual LGBT da CUT São Paulo será nesta sexta (23), das 13h às 18h, no auditório amarelo do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, à Rua São Bento nº 413 (Edifício Martinelli), no centro paulistano. As inscrições devem ser encaminhadas no polisociais@cutsp.org.br  ou bernadete@cutsp.org.br

No evento, será eleita a nova coordenação do Coletivo LGBT da CUT/SP para a gestão 2013-2015, definido novo planejamento para o período e escolhidos os delegados e delegadas ao Encontro Nacional LGBT da Central, previsto para novembro. As questões LGBT também estarão na mesa de debates, com programação detalhada a ser divulgada pela CUT/SP.

“É um momento de renovar o Coletivo porque, de fato, conseguimos conquistas. Mas, ao mesmo tempo, ainda temos o deputado Marcos Feliciano à frente da Comissão de Direitos Humanos”, diz João Batista Gomes, secretário de Políticas Sociais da CUT São Paulo. Como a discriminação e o preconceito ainda são muito presentes no cotidiano, isso prejudica a ascensão profissional, alerta o dirigente. Daí a importância da forte atuação da CUT levantando bandeiras na defesa de direitos dos trabalhadores/as LGBTs.

Entre os avanços no último período, Gomes destaca o reconhecimento da união homoafetiva pela justiça e também pelo mundo do trabalho, com as cláusulas contra a discriminação fazendo parte dos acordos coletivos.

Esse reconhecimento abriu portas e, graças à conscientização, à atuação e aos debates promovidos pelo Coletivo LGBT, diversos sindicatos conquistaram cláusulas específicas nas convenções coletivas, como inclusão do parceiro/a homoafetivo como beneficiário do plano de saúde e como dependente no caso de falecimento.

Homenagem

Outro momento importante no período foi a homenagem prestada ao Coletivo Estadual LGBT pela Assembleia Legislativa de São Paulo, no último dia 28 de junho. A solenidade, realizada pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, da Cidadania, da Participação e das Questões Sociais, foi organizada pelo mandato da deputada estadual Leci Brandão (PC do B), do deputado estadual Adriano Diogo (PT) e, ainda, pelo Fórum Paulista LGBT e pela Associação da Parada do Orgulho LGBT, entre outras entidades.

“Para nós, foi o reconhecimento do trabalho da CUT por ser a primeira central sindical a investir e dar apoio aos trabalhadores e trabalhadoras LGBT”, finaliza o dirigente cutista.

Serviço
3º Encontro Estadual LGBT da CUT São Paulo
23 de agosto de 2013, das 13h às 18h
Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região
Rua São Bento nº 413 (Edifício Martinelli) – centro paulistano
Inscrições: polisociais@cutsp.org.br  ou bernadete@cutsp.org.br
Informações: (11) 2108-9165

Deixe um comentário