Notícias

7º Congresso Nacional da CNTSS/CUT acontece nos dias 30 e 31 de maio e 1º de junho deste ano

Comissão Organizadora divulga primeiros prazos e orientações para participação; São Paulo sediará o 7º Congresso, que deve contar com delegados e delegadas vindos de todo o país

A CNTSS/CUT – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social realiza neste ano de 2016 o seu 7º Congresso Nacional. O evento acontecerá nos dias 30 e 31 de maio e 1º de junho, em São Paulo, e reunirá delegados e delegadas vindos de todos os Estados. O tema proposto para esta edição será “A Seguridade Social no atual cenário do Brasil”.

O “start” para a preparação do 7º Congresso já foi dado. Os trabalhos estão sendo encaminhados pela Comissão Organizadora, formada por Sandro Alex de Oliveira César, presidente; Célia Regina Costa, secretária Geral; Francisca Alves de Sousa, secretária de Finanças; Cícero Lourenço da Silva, secretário de Políticas Sociais; Maria de Fátima Veloso Cunha, secretária de Relações do Trabalho.

Dentro das determinações elaboradas pela Comissão, o 7º Congresso tem como proposta levar o conjunto dos delegados e delegadas a aprofundar o debate tendo como referências os seguintes pontos de pauta: conjuntura nacional e internacional, balanço político e organizativo da Confederação, aprovação do Plano de Lutas, eleição e posse da nova Direção para o triênio 2016 / 2019, além de discutir alteração estatutária.

Para o presidente da CNTSS/CUT, o 7º Congresso acontece em um momento importante da conjuntura brasileira. Para ele, está em debate, hoje, a possibilidade de se discutir os rumos do país. “Estamos vivendo uma grave crise econômica que tem reflexos na arrecadação do Estado. Devemos rediscutir e fortalecer o papel do Estado como provedor de políticas públicas, principalmente em um setor como o nosso, o da Seguridade Social. É preciso que estejamos preparados para que não ocorram retrocessos nos campos dos direitos trabalhistas e das políticas públicas”, afirma Sandro Cézar.

Prazos iniciais

A Comissão apresentou as primeiras informações sobre todo o processo de preparação, participação e realização do 7º Congresso. Estes dados foram encaminhados por meio de ofício aos Sindicatos filiados à Confederação para que possam organizar a participação no evento. As fichas de atualização cadastral/financeira das entidades do Ramo filiadas à CUT – Central Única dos Trabalhos foram enviadas aos sindicatos, que devem devolvê-las devidamente preenchidas.

O próximo dia 5 de fevereiro é o prazo para que a Confederação envie aos Sindicatos o número de delegados e delegadas a que têm direito, bem como o valor de inscrição destes representantes que virão ao 7º Congresso. Outro prazo importante, com início já no mês de fevereiro, diz respeito à realização de assembleias para eleição dos delegados e delegadas. A Comissão definiu que isto deve acontecer de 15 de fevereiro a 20 de março. 

Clique aqui e veja a íntegra do ofício com orientações para 7º Congresso.

Deixe um comentário