Notícias

9º CNP: ‘Psicologia, no cotidiano, por uma sociedade mais democrática e igualitária’

Psicólogos (as) de todo o país se preparam para a 9ª edição do Congresso Nacional de Psicologia (CNP), que acontecerá de 16 a 19 de junho, em Brasília. Com forte histórico de participação e mobilização da categoria, o 9º CNP definirá as diretrizes e políticas nacionais a serem implementadas pelo Sistema Conselhos de Psicologia na gestão, de setembro de 2016 a setembro de 2019.

Sob a temática “Psicologia, no cotidiano, por uma sociedade mais democrática e igualitária”, o  Congresso será dividido em três eixos: “Organização democrática do Sistema Conselhos e aperfeiçoamento das estratégias de diálogo com a categoria e sociedade”; “Contribuições éticas, políticas e técnicas ao processo democrático e de garantia de direitos”; e “Ampliação e qualificação do exercício profissional no Estado de garantia de direitos”. Durante o Congresso ainda serão inscritas e apresentadas as chapas que concorrerão ao mandato da autarquia nacional para a gestão de 2017 a 2019.

O CNP acontece a cada três anos e possibilita a participação direta e democrática da categoria na construção da Psicologia. Para o Conselho Federal de Psicologia (CFP), é essencial que os (as) profissionais psicólogos (as) se mobilizem e participem de todas as etapas de construção do evento: os eventos preparatórios e atividades livres, os pré-congressos (pré-coreps) e pré-congressos livres e os Congressos Regionais (Coreps).

Para isso, os (as) psicólogos (as) deverão realizar eventos preparatórios e atividades livres para o levantamento de questões e elaboração de propostas a serem apreciadas e votadas nos Pré-Congressos. As atividades livres, assim como os pré-congressos livres, podem ser organizados por quaisquer grupos de psicólogas (os), que poderão remeter propostas para os CRPs. O objetivo é estimular e admitir construções de propostas que não foram criadas em eventos organizados necessariamente pelos CRPs, tornando assim o processo mais democrático e acessível.

Nos pré-Congressos e pré-Coreps livres haverá a análise e aprovação das propostas regionais e nacionais e serão eleitos (as) os (as) delegados (as) para os Congressos Regionais (Coreps), organizados pelos Conselhos Regionais de Psicologia.

Já os Coreps acontecerão até o dia 8 de maio e são realizados por cada Conselho Regional. São compostos por delegados eleitos nos pré-congressos  e pré-congressos livres  e, durante sua realização, são apreciadas as propostas nacionais e eleitos (as) os  (as) delegados (as) para o Congresso Nacional.

Conheça aqui o cronograma de todas as etapas do processo de construção do evento.

Entenda as etapas do CNP.

Deixe um comentário