13nov2024 Por Norian Segatto
Entre os dias 13 e 15 de novembro acontece em Bogotá (Colômbia), a 13ª Conferência Regional Interamericana (IAMRECON) da Internacional dos Serviços Públicos (ISP), que reúne entidades filiadas à ISP de diversos setores como água e saneamento, energia, governos locais e municipais, educação, saúde entre outros. A diretora do SinPsi, Marcella Milano, participa representando o sindicato e o setor de saúde.
“Essa conferência é essencial para fortalecer a união entre os trabalhadores dos serviços públicos da América Latina. A participação do Sindicato das Psicólogas e Psicólogos de São Paulo, reforça nosso compromisso de defender melhores condições de trabalho e políticas que garantam serviços públicos de qualidade para toda a população”, afirmou Marcella.
Os debates se situação na necessária resistência dos movimentos sindicais e populares ante a ofensiva da extrema direita, cujo sonho de consumo é a completa desregulamentação do trabalho (leia-se eliminação dos direitos conquistados com muita luta) e a privatização do estado.
Desde domingo, 10, representações de entidades estão em Bogotá promovendo reuniões das prévias dos Comitês Regionais da ISP Interamérica para elaborar um plano de ação global para enfrentar essa situação, priorizando a justiça social, a defesa de serviços públicos de qualidade, o fortalecimento do Estado, a proteção dos direitos sindicais e a organização dos trabalhadores.
Durante essas reuniões preparatórias, a Organização Mundial da Saúde (OMS) abordou os desafios impostos pela migração de profissionais da saúde. O aumento da migração, problemas salariais e à pressão sobre esses profissionais, dificulta a permanência no setor, o que tem gerado escassez de mão de obra. A OMS destacou a necessidade de apoio e fiscalização das entidades sindicais para garantir condições de trabalho dignas e prevenir a evasão de profissionais.
As discussões e deliberações da IAMRECON podem ser acompanhadas pelo canal de Youtube da ISP.