Em destaque, Notícias

Podcast explica atribuições e limites dos três poderes

Um podcast (ficheiro de áudio disponível em diversas plataformas, como o Spotify) produzido pela Juventude da ISP (Internacional de Serviços Públicos), entidade à qual o SinPsi é filiado, discute e explica o que são os três poderes da República (Executivo, Legislativo e Judiciário), a origem dessa divisão, suas atribuições e limites – cada poder tem uma função específica dentro do arranjo do Estado moderno.

A diretora do SinPsi, Marcella Milano, é uma das participantes desse podcast. Ela explica que a “pauta” do programa surgiu a partir das manifestações de sete de setembro, quando setores reacionários da direita brasileira saíram às ruas para pedir o fechamento do Congresso (legislativo), do Supremo Tribunal Federal (legislativo) e um golpe de estado militar para assumir ditatorialmente o executivo.

Para Marcella, mesmo que os crimes da ditadura militar no Brasil não tenham sido punidos, a juventude brasileira vivenciou desde o início dos anos 2000 um país com democracia e consegue perceber o retrocesso que seria uma nova ditadura militar.

O debate do podcast, que na verdade é um bate papo com a juventude, aborda outros temas, como reforma política, perdas de direitos dos trabalhadores, retrocessos em muitas áreas como a ambiental, saúde, etc.

Clique e ouça a íntegra dessa conversa. Vale a pena.

Related Posts