Notícias

V Seminário Nacional Psicologia e Políticas Públicas será realizado durante o CONPSI, em Belém

Para aprofundar reflexões que envolvem a atuação da Psicologia na estruturação de políticas públicas e no enfrentamento da situação social brasileira, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) promove o V Seminário Nacional Psicologia e Políticas Públicas: Subjetividade, Cidadania e Políticas Públicas, durante o 6º Congresso Norte Nordeste de Psicologia (Conpsi).

Entre os destaques do V Seminário Nacional está a presença de Emir Sader como conferencista da abertura do evento, nesta quarta-feira (6), às 16h, com o tema Estado, Políticas Sociais e Conjuntura.

Ao longo do Seminário, que vai até o dia 8, haverá cinco mesas temáticas:
– CREPOP: Construção das Referências para a Atuação dos Psicólogos em Políticas Públicas;
– Psicologia, Direitos Humanos e Políticas Públicas:
– Nenhuma forma de violência vale a pena;
– Psicologia, Educação e Políticas Públicas;
– A Ação Clínica e os Espaços Institucionais das Políticas Públicas: Desafios Éticos e Técnicos; e Psicologia, Drogas e Políticas Públicas.

A mesa Psicologia, Drogas e Políticas Públicas, por exemplo, contará com a presença da coordenadora do Centro de Referência em Redução de Danos da Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul, Rose da Rocha Mayer, com a representante do CFP junto ao Conselho Nacional sobre Drogas (Conad), Mônica Gorgulho e com o integrante do Grupo de Pesquisa sobre Educação Popular e Saúde da Universidade Federal da Paraíba, Dênis Petuco.

As discussões da mesa devem girar em torno da relação das três áreas e a importância de sua integração, com o debate de temas como a redução da vulnerabilidade e comportamentos de risco para o uso indevido das drogas, a reinserção social de usuários e dependentes, o fortalecimento da autonomia e da responsabilidade individual e o investimento em alternativas culturais, artísticas e profissionais como forma de inclusão social e de melhoria da qualidade de vida do cidadão usuário de drogas.

O CFP e o Sistema Conselhos de Psicologia também terão atividades propostas pelos Conselhos Regionais de Psicologia e pelo Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira (FENPB), como mesas-redondas e apresentações de filme e peça teatral.

*Conpsi*
Em sua sexta edição, o Congresso Norte Nordeste de Psicologia, o Conpsi, será sediado pela primeira vez na Região Norte, em Belém, e começa nesta quarta-feira (6) e termina no sábado (9). O Congresso é realizado pela Universidade Federal do Pará e pela Conselho Regional de Psicologia 10ª Região (CRP-10).

Com o tema “Psicologia e Compromisso Social: Unidade na Diversidade”, o Congresso tem como objetivo criar uma discussão crítica da produção científica nacional e das práticas profissionais em Psicologia no Brasil, além de debater os impactos sociais das práticas psicológicas.

*Inscrições*
As inscrições online já terminaram, mas ainda é possível realizá-las a partir das 14h30 do dia 5 de maio, diretamente no HANGAR – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, onde será realizado o evento.

Mais informações sobre o CONPSI podem ser obtidas no site da Secretaria Geral do evento, segeconpsi@ufpa.br , e no site www.conpsi6.ufba.br.

Deixe um comentário