3dez2025 Por Norian Segatto
O episódio #56 de PodSin, o podcast do Sindicato das Psicólogas, conversou com o sociólogo e professor titular da USP, Glauco Arbix, ex-presidente do IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, coordenador do Núcleo de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, entre 2003 e 2006, e um dos mais importantes e respeitados pensadores sobre os impactos das inovações tecnológicas na vida das pessoas e do país.
Arbix iniciou a conversa explicando sobre a nova modalidade de luto mediada pela Inteligência Artificial, que envolve a recriação virtual de uma pessoa a partir de vídeos, fotografias ou matérias de jornal, permitindo que a imagem recriada interaja e dialogue com o usuário, similar a chatbots. Segundo ele, esse é um mercado que tem crescido “de uma forma espantosa”.
O professor da USP abordou também os riscos éticos e psicológicos das plataformas de recriação virtual, que podem induzir à depressão e à perda de contato com a realidade, especialmente para grupos vulneráveis como crianças e idosos
Para ele essa ferramenta está criando uma nova relação com a morte e o luto, na qual é difícil distinguir o real do irreal, algo que, se pode significar conforto para alguns, acende uma luz de alerta para os riscos e situações perturbadoras decorrentes dessa atividade. O avanço dessa tecnologia, em última instância, representa uma traição do compromisso que temos com a realidade.
PodSin – Diálogos da Psicologia com a Sociedade pode ser assistido pelo canal do Youtube do Sindicato e pela plataforma Spotify. Fica aqui nosso convite para você se inscrever no canal, seguir o podcast e o sindicato pelas redes sociais e, se gostar do episódio, compartilhar com amigos/as, o podcast sempre traz importantes reflexões sobre temas do contemporâneo, sob o olhar da Psicologia e dos processos transformadores.

