Em destaque, Notícias

#9 PodSin: atendimento psicológico a pessoas trans e LGBTQIA+

No novo episódio de PODSIN – Diálogos da Psicologia com a sociedade, o Sinpsi conversou com o psicólogo, professor e mestre em saúde pública, Rodrigo Presotto, que contou sobre sua experiência em atendimento junto à população LGBTQIA+, discutiu preconceitos e dificuldades vivenciados por essa população. Rodrigo atende desde 2020 no Ambulatório Transcender, em Campinas.

Segundo ele, para a população LGBTQIA+ e pessoas trans, os cuidados de saúde estão intimamente associados também à atenção psicológica, ele citou o caso de uma pessoa trans masculina, que há dois anos não conseguia atendimento com ginecologista por ser um “homem com vagina”.   

Outro fator abordado foi a violência contra esse segmento da população, o Brasil continua a ser o país que mais mata pessoas LGTBs. Conforme relatório da Associação Nacional de Travestis e Transexuais, a expectativa de vida uma mulher trans é de 35 anos, vítima de violência e suicídio.

PODSIN – Diálogos da Psicologia com a sociedade é um projeto do SINPSI – Sindicato das Psicólogas e dos Psicólogos de São Paulo, que busca refletir sobre temas da atualidade, direta ou indiretamente ligados à psicologia e aos processos transformadores.

Neste ano de 2023, o SinPsi comemora 50 anos e reafirma seus compromissos em defesa da categoria e de uma Psicologia voltada para o cuidar social.

Related Posts