Notícias

Seminário questiona dislexia e prática de seu diagnóstico nas escolas

Com o objetivo de levar ao conhecimento do legislativo municipal e estadual paulista a polêmica que envolve o diagnóstico e o tratamento dos denominados transtornos ou distúrbios de aprendizagem, foi realizado, no último dia 21 de setembro, na Câmara Municipal de São Paulo, o Seminário Dislexia: Subsídios para Políticas Públicas. O debate foi estendido também aos profissionais das áreas de Educação, Saúde e Assistência social, principalmente, e à população em geral. Em questão, o projeto de lei, ainda em trâmite na Câmara, que institui o diagnóstico da dislexia na escola e o consequente encaminhamento para tratamento.

Na mesa, a discussão entre os palestrantes convidados girou em torno principalmente do questionamento à própria existência da dislexia e de críticas à prática de diagnósticos no ambiente escolar. O evento lotou o auditório da Câmara e foi transmitido ao vivo pela internet no site do CRP SP.

Para Rogério Giannini, presidente do Sindicato dos Psicólogos de São Paulo, o Seminário foi um sucesso. “As discussões durante o Seminário apontaram para uma necessidade de separar o público do privado, o fortalecimeto do SUS, da Educação e da Intersetorialidade.”

O encontro foi uma iniciativa do Gabinete do Vereador Eliseu Gabriel, do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo, do Sindicato dos Psicólogos de São Paulo e do Grupo Institucional Queixa Escolar, com apoio das Secretarias Municipais de Saúde e de Educação.

Para quem quiser conferir ou rever o seminário, o site do Conselho deixará disponível nos próximos dias o vídeo do evento para download.

Fonte: CRP SP

Deixe um comentário