Notícias

GT de Trânsito do SinPsi discute a nova e esperada Portaria 118/2017

O GT de Trânsito do SinPsi se reuniu na última quinta-feira, 11 de maio, na sede do sindicato, para debater questões sobre a Portaria 118/2017, publicada em 25 de abril deste ano.

A portaria (para ler na íntegra clique aqui), aguardada há anos pelos profissionais da área, se refere à divisão eletrônica na capital e no interior de São Paulo. Agora será viável distribuir o número de atendimentos de maneira igualitária entre os profissionais.

“Fizemos um breve levantamento das subprefeituras e dos bairros abrangidos por cada uma delas, que será o critério para a capital. Discutimos a importância de a divisão ser por profissional, o que garante a autonomia do mesmo, melhores condições de acordos e mais qualidade no atendimento”, explica Cristiane Carneiro, dirigente do SinPsi e psicóloga de trânsito. 

Segundo a Portaria, o credenciamento é individual e o candidato diretamente encaminhado ao profissional responsável, técnica e eticamente.

Na reunião, alguns psicólogos e psicólogas do interior expuseram problemas enfrentados nesse processo de adaptação inicial. Outros contaram que em suas cidades os problemas estão superados.

“A orientação do GT é de que sejam formados pequenos grupos do interior para discutir com a CIRETRAN. Já na capital esses grupos deverão ser formados por zonas de atendimento”, diz Cristiane.

Ao final, as diretrizes formuladas foram solicitar treinamento com as Ciretrans para organizar melhor o atendimento do interior. Para a capital, que conste na estatística a subdivisão por zonas de atendimento.

“Os profissionais que estão aguardando a divisão na capital devem fazer, junto com suas entrevistas, um levantamento do cidadão atendido, perguntando qual a região de trabalho e residencial. Esses dados serão computados para um futuro estudo”, sugere a psicóloga.

Já em relação à Portaria 70/2017, que se refere aos critérios de credenciamento, houve novamente a orientação do contador Claudio Romano sobre as melhores condições de regularização das clínicas, seus profissionais e prestadores de serviço.

O GT de Trânsito do SinPsi se reúne novamente em junho, com data ainda a ser definida.

Deixe um comentário