Notícias

Ações do CRP SP em conjunto com o Flamas expõem na mídia falhas no atendimento em Saúde Mental na prefeitura de Sorocaba

Representantes do Conselho Federal de Psicologia e de outras entidades, incluindo o CRP SP participaram, no último dia 27 de abril, de inspeções no Hospital Psiquiátrico Vera Cruz e no Hospital Mental Medicina Especializada na cidade de Sorocaba, município que detém o maior número de leitos em hospitais psiquiátricos do Estado. As fiscalizações das instituições foram realizadas após denúncias recebidas pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República dando conta do alto índice de mortes naquelas instituições, entre outros problemas (veja reportagem publicada o site do CFP).

O CRP, por meio da Subsede de Sorocaba e em parceria com o Fórum de Luta Antimanicomial de Sorocaba – Flamas, acompanha e participa ativamente de todas as discussões, denunciando o modelo retrógrado, consubstanciado na lógica manicomial e em práticas que contariam a legislação, especialmente a Lei 10216/01, persistindo graves violações de direitos humanos quanto à atenção à Saúde Mental em Sorocaba e região.

Esta situação em Sorocaba, pelo caráter alarmante que representa, não é pontual. Denúncias do CRP SP, do Sinpsi, do Flamas (veja levantamento atual) e de outras entidades de defesa da Saúde Mental e dos Direitos Humanos a este respeito vêm sendo feitas há anos ao poder público e à mídia, que tem sido cada vez mais sensibiilizada para este assunto. Acompanhe algumas das matérias a respeito que selecionamos, além de pesquisas sobre o assunto:

Deixe um comentário