Em destaque

Após aprovação da CoronaVac é urgente programa NACIONAL E GRATUITO de vacinação

O Governo do Estado de São Paulo anunciou na última quinta-feira (7) que a CoronaVac, vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac, tem 78% de eficácia para casos leves e 50,3% dos que tomaram não terão nenhum sintoma da doença. Resta agora a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovar o pedido do governo de uso emergencial para a vacina começar a ser aplicada.

O anúncio é uma grande notícia para o povo brasileiro, que tem enfim um horizonte para deixar para trás as incertezas da pandemia de covid-19. Trata-se também de uma vitória da ciência sobre o negacionismo.

A presença decisiva do Butantan no desenvolvimento da vacina é também sinal da importância de instituições públicas fortes e da luta que devemos travar contra a mercantilização da saúde. Apesar das sucessivas tentativas de sucateamento pelo governo do estado, o instituto, graças às suas trabalhadoras e trabalhadores, mantém a excelência. 

O SinPsi considera urgente que Governo do Estado de São Paulo e Governo Federal atuem no sentido da elaboração de um programa NACIONAL e GRATUITO de vacinação a partir de agora, e isso só acontecerá com um SUS forte e com recursos e profissionais de saúde capacitados.

Related Posts

Deixe um comentário