Em destaque

Nota de repúdio do FENPB sobre a postura negacionista do governo Bolsonaro

Nós, entidades do Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira – FENPB manifestamos veementemente nosso repúdio em relação às decisões tomadas pelo Governo Federal e Ministério da Saúde do Brasil em sua condução diante da Pandemia da COVID-19.

Não podemos aceitar mais decisões pautadas em irresponsabilidade, inverdades, negacionismo, desrespeito à população, descrédito à ciência, falta de planejamento e gerenciamento, incentivo a atitudes contrárias à prevenção da doença, dentre outras barbáries.

Tais decisões têm resultado no quadro extremamente grave que estamos presenciando com grande tristeza em todo o país, e em especial, com os nossos irmãos amazonenses, aos quais manifestamos aqui nossa solidariedade.

Não é possível tolerarmos mais tamanha incompetência e descaso dos governantes brasileiros diante das vidas humanas.

À gravidade da situação pandêmica e reais ameaças que este vírus representa à saúde e à vida, soma-se o sentimento de insegurança e desamparo provocado pela inoperância, lentidão e descaso do governo federal, que provoca sofrimento psíquico, desesperança, adoecimento psicológico. Como entidades que estudam e atuam no campo da Psicologia, que entendem o ser humano em sua totalidade física e psicológica, alertamos para os riscos que extrapolam os efeitos diretos do vírus, mas que afetam a vida e não podem ser negligenciados.

É preciso reagir antes que todos os Estados da Federação vivam a mesma situação do Amazonas, razão pela qual vimos a público manifestar nossa indignação e repulsa diante do que vem ocorrendo desde o início da pandemia, culminando com as tragédias que estamos vivenciando.

Assim, em nome dos profissionais, psicólogos e psicólogas, docentes e estudantes vinculados às entidades do FENPB, exigimos medidas imediatas para que a vacinação possa ser iniciada para toda a população brasileira que se encontra nesse momento no espectro dos grupos de maior risco de morte e internação: trabalhadores da saúde e assistência social que atuam nas frentes de combate à COVID 19, profissionais da educação, idosos, pessoas com deficiência e comorbidades, comunidades indígenas e quilombolas.

Só a vacinação em massa reduzirá a velocidade acelerada da propagação do vírus. É inaceitável que em função de tantos erros no gerenciamento da saúde, milhares de vidas sejam ceifadas. O Brasil bateu a marca de 210 mil mortos na data de hoje, 19/01/2021, com mais de mil mortes por dia. Basta de tantas mortes e de desencontros de informação.

Um governo que não cuida de seus cidadãos e cidadãs, que não preza os princípios constitucionais e que não promove a saúde e o bem estar, principalmente numa crise sanitária desta grandeza, nega todos os princípios e valores da vida humana e não é digno de ocupar o lugar institucional para o qual foi eleito.

Vacina já! Campanha de vacinação já! Respeito à vida humana já!

Assinam essa nota as seguintes entidades da Psicologia:

ABECIPsi – Associação Brasileira de Editores Científicos de Psicologia ABEP – Associação Brasileira de Ensino de Psicologia
ABOP – Associação Brasileira de Orientação Profissional
ABP+ – Associação Brasileira de Psicologia Positiva
ABPD – Associação Brasileira de Psicologia do Desenvolvimento ABPJ – Associação Brasileira de Psicologia Jurídica
ABPP – Associação Brasileira de Psicologia Política
ABPSA – Associação Brasileira de Psicologia da Saúde
ABRANEP – Associação Brasileira de Neuropsicologia
ABRAP – Associação Brasileira de Psicoterapia
ABRAPAV – Associação Brasileira de Psicologia da Aviação
ABRAPEE – Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional ABRAPESP – Associação Brasileira de Psicologia do Esporte ABRAPSIT – Associação Brasileira de Psicologia de Tráfego ABRAPSO – Associação Brasileira de Psicologia Social
ANPEPP – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia CFP – Conselho Federal de Psicologia
CONEP – Coordenação Nacional de Estudante de Psicologia
FENAPSI – Federação Nacional dos Psicólogos
FLAAB – Federação Latino-americana de Análise Bioenergética
IBAP – Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica
IBNeC – Instituto Brasileiro de Neuropsicologia e Comportamento
SBHP – Sociedade Brasileira de História de Psicologia
SBPOT – Associação Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho

Related Posts

Deixe um comentário