O EVENTO SERÁ TRANSMITIDO PELA PÁGINA DO FAEBOOK DA ABRASME, COM RETRANSMISSÃO PELA PÁGINA DO SINPSI
Durante 123 dias, desde o dia 15 de dezembro de 2015, dezenas de militantes dos movimentos de Saúde ocuparam a sala da Coordenação-Geral de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas do Ministério da Saúde (CMAD/MS), exigindo a exoneração de Valencius Wurch Duarte Filho, que havia assumido a coordenação naquele mesmo mês.
Valencius, psiquiatra e ex-diretor de manicômio, era um opositor às políticas inclusivas estabelecidas na lei 10.216 , de 2001.
A luta pela exoneração de Valencius mobilizou todo o país. A ocupação foi dissolvida em abril de 2016, mas em 9 de maio daquele ano, o psiquiatra foi destituído do cargo.
Neste 15 de dezembro, a partir das 10h, diversas atividades comemoram, analisam e refletem sobre o movimento, em um momento em que novamente a luta antimanicomial está sob ataque.
Programação
Entre as diversas atividades que ocorrem durante o dia, a partir das 15h30, representantes das entidades que estiveram à frente do movimento, avaliam a luta, desdobramentos e consequências. Entre os convidados estará a presidenta do SinPsi, Fernanda Magano.
Relembre a luta
Durante as mobilizações, o SinPsi produziu diversas matérias sobre o desenvolvimento do movimento. Confira duas matérias que saíram em nosso site acessando:
Luta antimanicomial: ‘Fora, Valencius’ se fortalece pelo Brasil