Notícias

Atos em defesa de Lula e da democracia ocorrem por toda cidade de SP

Na terça (3) e quarta (4) são organizadas ações como marchas, panfletagens e carreatas

Nesta semana, quando o Supremo Tribunal Federal (STF) vai votar o pedido de habeas corpus (HC) de Lula, atos em defesa do ex-presidente e em defesa da democracia ocorrerão em diversas cidades do Brasil.

O ex-presidente foi condenado sem crime e sem provas em janeiro e, agora, setores da direita, financiados por grandes grupos empresariais e com apoio da mídia comercial, pedem pela prisão de Lula antes que seu julgamento passe por todas as instâncias de justiça pela qual tem direito.

Em São Paulo, na terça-feira (3), marchas sairão dos bairros periféricos até os centros comerciais nas quatro regiões da capital (norte, sul, leste, oeste e centro). No dia 4, data prevista para o julgamento do STF, também terão atos pelos bairros (confira abaixo).

As ações têm o objetivo de dialogar com a população para fazer chegar a verdade sobre o julgamento político de Lula. Os movimentos populares e as lideranças políticas irão esclarecer, por meio do contato direto com o povo, que Lula não é o verdadeiro dono do tríplex, como a versão da grande imprensa e de setores do judiciário tenta vender.

Desde o golpe de 2016, que tirou Dilma Rousseff da Presidência, os que tomaram o poder estão impondo uma agenda de atraso ao povo brasileiro, que só beneficia os ricos e privilegiados, como a reforma Trabalhista, que tirou direitos dos trabalhadores, a redução do financiamento de políticas importantes como o Minha Casa, Minha Vida e o FIES, o congelamento de investimentos públicos que atinge áreas da saúde, educação e segurança, e a entrega do patrimônio ao mercado estrangeiro – sem contar a ameaça de tentar impedir a aposentadoria dos brasileiros.

Negar a presunção de inocência do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva faz parte da onda de retrocessos que enfraquecem o Estado Democrático de Direito, pois o objetivo não é apenas atingir o ex-presidente, mas também todas as organizações progressistas e movimentos sociais como forma de deslegitimar entidades, sindicatos e lideranças – práticas que flertam com o fascismo, um movimento de ódio formado por pessoas que tentam impor seus desejos, que se negam a aceitar pensamentos diferentes ou a permitir que todos sejam tratados com os mesmos direitos.

Vemos esse ódio nos grupos que incentivam a violência e comemoram atos como o da execução da vereadora Marielle Franco, da chacina dos cinco jovens militantes moradores de Maricá (RJ) e, recentemente, com a tentativa de assassinato do ex-presidente Lula durante sua caravana pelo Sul do Brasil.

Confira abaixo os atos em cada bairro e ajude na mobilização dessa luta!

(Em atualização):

DIA 3 DE ABRIL – TERÇA-FEIRA

Itaquera – Centro de Itaquera, às 7hs.

Artur Alvim – Em frente à estação do Metrô, às 18h.

Guaianases – CPTM Guaianases, às 18h.

Itaim/São Miguel – Estação CPTM Itaim, às 5h.

Cidade Tiradentes – Terminal ônibus próximo ao Extra, às 17h.

São Mateus – Avenida Mateo Bei, em frente à loja Marisa, às 11h.

Penha – Metrô Patriarca, às 6h30.

Vila Prudente – Às 7h, no Terminal Vila Prudente

Tatuapé – 18h no Metrô Tatuapé (esquina do estacionamento na Rua Tuiutu).

Zona Sul: Largo do Socorro, a partir das 16h.

Freguesia/Brasilândia/Casa Verde/Pirituba: Às 7h no Terminal Vila Nova Cachoeirinha e às 17h30

Jabaquara/Comitê Paulista – 17h no Metrô Jabaquara

Centro – 17h na Praça da Republica

Butantã – 17h em frente ao Metrô

Mooca – CPTM às 6h.

Vila Prudente – Terminal de ônibus, às 7h.

Saúde/Ipiranga – Terminal Sacomã, às 17h

 

DIA 4 DE ABRIL – QUARTA-FEIRA

Leste 1 e 2 – Grande atividade com carro de som às 14h na região do Metrô Itaquera

Freguesia/Brasilândia/Casa Verde/Pirituba: Panfletagem às 7h no Terminal Vila Nova Cachoeirinha

Outras cidades

Também estão programados atos em outras cidades do estado de São Paulo no dia 3. Em Registro, a partir das 16h, terá a Caminhada e Panfletagem Lula Livre. A concentração será na Praça do Skate da Beira Rio.

Em Ribeirão Preto, a manifestação inicia às 17 horas, na Esplanada do Pedro II, no calçadão central da cidade. Sorocaba terá atividade às 7h, com panfletagem na região central. 

No ABC, a partir das 5 da manhã, terá panfletagem em São Bernardo do Campo, próximo ao terminal de trólebus da cidade.

Deixe um comentário