Nesta terça-feira, 2 de maio, a Assembleia Legislativa de São Paulo promove a partir das 18h uma audiência pública em defesa do SUS e da luta antimanicomial. Entre as presenças confirmadas estão Sonia Barros, diretora do Departamento de Saúde Mental do Ministério da Saúde, Leo Pinho, do Conselho Nacional de Direitos Humanos, e Fernanda Magano, do Conselho Nacional de Saúde e diretora do SinPsi. No ano passado, Sônia Barros recebeu o prêmio Nise da Silveira pelo conjunto de seu trabalho com a luta antimanicomial. Sonia também já foi uma das entrevistas do PodSin, o podcast do sindicato.
Além dos representantes do governo federal, o evento terá a participação de usuários e das frentes em defesa do SUS e da Frente Estadual Antimanicomial, que apresentara a carta do dia nacional de luta antimanicomial, que se comemora em 18 de maio.
A iniciativa da convocação da audiência é da deputada estadual Márcia Lia (PT). Confira abaixo como será a programação do evento. A Alesp fica na Avenida Pedro Álvares Cabral, 201, em frente ao Parque Ibirapuera.
Programação da Audiência Pública
18h – Abertura da noite
Atividade Cultural
18h30 – Início da Audiência
Frente Parlamentar em Defesa da Democracia e Direitos Humanos – Deputada Márcia Lia e demais parlamentares presentes (Marcolino, Suplicy e Paula Nunes confirmadas).
Frente Ampla em Defesa do SUS
Frente Estadual Antimanicomial SP – Moacyr Miniussi Bertolino Neto
19h – Governo do Estado de SP
19h15 – Governo Federal
Sonia Barros (MSaude)
Leo Pinho (MDHC)
Fernanda Magano (Conselheira Nacional de Saúde e Secretária Geral da 17ª Conferência Nacional de Saúde)
19h55 – Usuário(a) do Sistema Dora Martins dos Santos
20h – Abertura para o Plenário
20h35 – Encerramento