Notícias

Bancários de São Paulo realizam debate sobre mídia e poder

O Auditório Amarelo do Sindicato dos Bancários de São Paulo lotou. Estudantes, jornalistas, dirigentes sindicais participaram do debate Mídia e Poder com dois convidados ilustres: o sociólogo Venicio A. de Lima, autor do livro Liberdade de Expressão x Liberdade de Imprensa, e o jornalista Altamiro Borges, que escreveu A Ditadura da Mídia. O evento foi mediado pela presidenta do Sindicato, Juvandia Moreira, e pelo presidente da Fetec-CUT-SP, Luiz César de Freitas, o Alemão.

Há poucos meses das eleições que definirão a Presidência da República, governadores de estado e os parlamentares do Senado e da Câmara dos Deputados, o público concentrou suas perguntas na intervenção da grande mídia em relação à postura de incriminar os movimentos sociais.

Os convidados debateram também o monopólio da mídia brasileira e criticaram jornais, portais, rádios e TVs nas mãos de mesmos grupos, mesmas famílias. “A mídia é poder, e um poder que hoje é avesso à liberdade de expressão”, afirmou o jornalista Altamiro Borges. “A mídia tradicional passa também por uma crise moral e perde a credibilidade (…) mas essa mídia ainda tem muito poder”, acrescentou. Venicio comentou sobre as propriedades cruzadas e o monopólio da imprensa: “O papel do Estado é propor esta regulamentação. É uma exigência constitucional”.

Sindicato cidadão – Como prática de cidadania, esse foi mais um debate da série que o Sindicato está promovendo desde o início deste ano eleitoral. A presidenta do Sindicato, Juvandia Moreira, ressaltou a importância da informação como contraponto da mídia tradicional. “O Sindicato dos Bancários é uma das entidades que vê a comunicação como investimento. Este é um debate importante para os trabalhadores terem seus pontos de vista colocados. Comunicação é poder, sim, e a classe trabalhadora deve ser contemplada.”

Alternativa à grande mídia – Os convidados apresentaram ao público o Centro de Estudos da Mídia Barão de Itararé. Criado com o objetivo de democratizar a informação e contrapor uma cobertura política que não reflete a realidade. O nome do Centro é uma homenagem a Apparício Fernando de Brinkerhoff Torelly, o Barão de Itararé, o homem das lutas de idéias, falecido em 1971.

Deixe um comentário