Notícias

CFP comemora aprovação de lei argentina que legaliza casamento entre pessoas do mesmo sexo

Com 33 votos a favor, 27 contra e três abstenções, a Argentina aprovou, dia 15 de julho de 2010, lei histórica que legaliza o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

O Conselho Federal de Psicologia comemora a iniciativa do país vizinho na aprovação da lei que garante a união civil entre pessoas do mesmo sexo, reconhecendo a família homoafetiva ou homoparental como forma legítima de constituição familiar, bem como o direito à adoção.

A Psicologia tem papel importante na luta contra o preconceito sobre a homossexualidade. Diversas pautas abraçadas pelo CFP estão relacionadas aos direitos humanos e à consolidação das políticas públicas, inclusive no combate à homofobia.

Em 1999, foi aprovada a Resolução nº1/1999 do CFP, que estabelece normas de atuação para os psicólogos em relação à questão da orientação sexual.

Em 2008, o CFP lançou a cartilha “Adoção, um direito de todos e todas”, na qual são apresentados os argumentos necessários e importantes na luta pelos direitos LGBT não apenas aos psicólogos, mas também a outros profissionais, a respeito do desenvolvimento da criança e adolescente em lares de pessoas homossexuais.

Deixe um comentário