Notícias

CFP engajado no enfrentamento à violência contra a mulher

Sabendo que desigualdade de gênero é fator estruturante de práticas violentas, relacionadas aos vários contextos em que a mulher tem sido explorada e objetificada, o Conselho Federal de Psicologia entende que questão da violência contra a mulher não pode ser vista como um problema exclusivo das mulheres, e sim como um como um problema social, que tem repercussões em várias esferas da gestão pública, entre elas a saúde, segurança, justiça, educação e economia.

Desta forma, neste 25 de novembro o CFP convida a todos os psicólogos e psicólogas do Brasil ao engajamento nesta luta no combate à violência contra a mulher, no contexto do compromisso da profissão com os direitos humanos e da necessidade de construção de valores sociais que respeitem a todos e todas os seres humanos, resguardados por políticas públicas que garantam às mulheres segurança e igualdade.

*Atuação dos Psicólogos em Programas de Atenção à mulher em situação de violência é tema de documento de referências*
O Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP) está elaborando documento de referências para a prática dos psicólogos que atuam em programas de atenção à mulher em situação de violência. O documento irá conter componentes éticos, teóricos e científicos que orientação a atuação dos psicólogos nesse campo.

A conselheira do CFP Clara Goldman explica que o diálogo com os psicólogos é uma das principais preocupações na elaboração do documento que, para ela, deverá apoiar aqueles que já atuam na área e contribuir para que sejam aprimoradas as formas de atendimento e assistência. Ela lembra, ainda, que o documento não é definitivo, pode mudar de acordo com a realidade e contexto de trabalho dos psicólogos.

*Andamento*
Como parte da metodologia de produção do documento de referências, foi realizada uma pesquisa, ponto de partida para produção do documento, com o objetivo de compreender a realidade dos profissionais que trabalham nessa área. Os questionários estiveram disponíveis nos site do CFP e do CREPOP durante o período de 21 de julho a 7 de setembro de 2008.

O questionário on-line foi respondido por 103 pessoas, distribuídas em todos os estados do país. O questionário continha 50 questões, que abordavam dados pessoais, formação, caracterização do trabalho, modos de atuação do profissional, ensino, pesquisa, avaliação da atuação profissional, rotinas de atuação e principais desafios.

A comissão está, atualmente, em fase de produção dos textos do documento.

DEBATE ON LINE ADIADO
O CFP informa que o debate on line sobre o combate à violência contra mulheres foi adiado, devio à impossibilidade de participação na data prevista pelos convidados. O evento será remarcado posteriormente e a nova data será informada na página www.pol.org.br.

Deixe um comentário