Notícias

CFP esclarece os procedimentos sobre uso dos testes psicológicos

Em 2018, alguns testes com parecer favorável terão seus estudos de normatização vencidos

O Conselho Federal de Psicologia (CFP), por meio da Comissão Consultiva em Avaliação Psicológica (CCAP), esclarece à categoria os procedimentos que estão sendo tomados em relação ao uso dos testes psicológicos.

Alguns testes com parecer favorável terão seus estudos de normatização vencidos agora em 2018, conforme preconizam as Resoluções CFP 002/2003 e 006/2009. Por isso, o CFP já entrou em contato com editoras, laboratórios e autores desses testes psicológicos, informando a data de vencimento dos estudos de normatização, a fim de evitar que a ausência de novos estudos gere parecer desfavorável do teste para uso profissional.

Leia na íntegra a nota de esclarecimento sobre testes psicológicos

NOTA DE ESCLARECIMENTO

O Conselho Federal de Psicologia, por intermédio da Comissão Consultiva em Avaliação Psicológica (CCAP), vem a público esclarecer à categoria profissional os procedimentos que estão sendo tomados em relação ao uso dos testes psicológicos:

Em 2018alguns testes com parecer favorável terão seus estudos de normatização vencidos conforme preconizam as Resoluções CFP 002/2003 e 006/2009. Tais resoluções estabelecem que os estudos empíricos das qualidades científicas de um teste psicológico devem ser revisados periodicamente, não podendo o intervalo entre um estudo e outro ultrapassar 15 anos para estudos de normas (com referência à população).
   
Frente a isso, o CFP já entrou em contato com editoras, laboratórios e autores desses testes psicológicos, informando a data de vencimento dos estudos de normatização, a fim de evitar que a ausência de novos estudos gere parecer desfavorável do teste para uso profissional.
   
O Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (SATEPSI) vem recebendo, desde o ano passado, estudos de atualização de normas das editoras, que estão sendo avaliados nos prazos das resoluções e notas técnicas do CFP.
   
Os estudos de validade e precisão terão sua validade mantida, conforme preconizam as referidas resoluções. Ressalta-se que o intervalo entre um estudo e outro de evidências de validade e estimativa de precisão não deve ultrapassar 20 anos e a responsabilidade pela realização dos novos estudos é das editoras, laboratórios e/ou autores.
   
Ressaltamos, ainda, que o CFP não medirá esforços para qualificar e promover a prática profissional da categoria, sempre respaldado por material técnico de qualidade. Nesse sentido, reforçamos a importância de que a consulta por informações sobre os testes seja realizada diretamente no site do Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (SATEPSI).

Convém destacar que, desde 2017, o diálogo da CCAP com as entidades científicas da área foi retomado, em especial com o Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (IBAP) e a Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos (ASBRo), tendo em vista a compreensão de que o avanço científico e profissional deriva do trabalho coletivo.

Dessa forma, nos últimos 14 meses, várias ações foram realizadas com o intuito de promover o crescimento da avaliação psicológica brasileira:

As notas técnicas (01-2017 e 02-2017) foram elaboradas para fornecer diretrizes para a(o) psicóloga(o);
   
A atualização da Resolução CFP 002/2003 foi amplamente discutida com os Conselhos Regionais, IBAP e ASBRo e aprovada por unanimidade na Assembleia de Políticas, da Administração e das Finanças (APAF), de modo que em breve será publicada;
   
A CCAP promoverá diálogos com os CRP´s para orientação com vistas a aplicação da nova resolução;
   
Será realizado novo edital de pareceristas do SATEPSI;
   
O site do SATEPSI em breve ganhará nova identidade visual para facilitar o uso pelo profissional de psicologia e trará mais informações sobre os testes psicológicos;
   
Haverá uma edição especial da Revista Psicologia Ciência e Profissão sobre o tema Avaliação Psicológica, que comemorará os 15 anos do SATEPSI;
   
Será lançado o edital de um concurso, cujo tema é Avaliação Psicológica e Deficiência, para promover a reflexão sobre as populações minoritárias.
   
Serão realizados Diálogos Digitais abordando a avaliação psicológica em diferentes contextos de atuação profissional.

Deixe um comentário