Em destaque, Notícias

CNS recebe ministra da Saúde visando agenda comum

Com informações do CNS

No dia 4jan, a nova ministra da Saúde, Nísia Trindade, foi recebida pela mesa diretora do Conselho Nacional de Saúde. “A presença da ministra Nísia no plenário do CNS tem um simbolismo muito grande”, afirmou Fernando Pigatto, presidente do CNS. “Temos que valorizar atitudes como essa que mostram que já vivemos novos tempos, valorizar o controle social é fortalecer o SUS”, complementou Pigatto.

Para Fernanda Magano, diretora do SinPsi e membra da mesa diretora do CNS, esse foi um importante passo para reaproximar o Conselho e o Ministério, que estavam em constante rota de colisão na gestão passada. “Vamos aguardar as medidas da nova ministra, mas o governo Lula já sinalizou seu compromisso com a saúde e valorização do SUS, em sentido oposto ao desse que foi enterrado nas urnas”, afirmou Fernanda.

Fernando Pigatto, Fernanda Magano com a ministra Nisia Trindade

A ministra da Saúde disse que aceitou o desafio do cargo para fazer cumprir a vontade da nação. “O presidente Lula me confiou essa função para seguir o programa que o povo elegeu”, afirmou Nísia. Ela ressaltou ainda a necessidade de construção conjunta com o Conselho, que vai além do mero diálogo. “Como ministra da Saúde quero uma relação direta com nosso Conselho, sempre reconhecendo os diferentes lados entre governo e controle social. O sentido de urgência que estamos vivendo é muito grande. Temos que dar respostas imediatas à desafios que vão desde os retrocessos a ameaças à integralidade do cuidado no SUS”, afirmou.

A ministra Nísia Trindade destacou a importância do diálogo com a sociedade

Ao fim da reunião o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Swedenberger do Nascimento Barbosa, requisitou uma agenda da secretaria executiva do CNS com a equipe do gabinete para dar encaminhamento a demandas imediatas do Conselho.

______________

Fotos: Divulgação CNS

Related Posts