Em destaque, Notícias

CNS se reúne com novo secretário do Ministério da Saúde

Fonte: Ascom CNS

Integrantes da Mesa Diretora do Conselho Nacional de Saúde (CNS) estiveram reunidos no dia 12.mai com o novo secretário executivo do Ministério da Saúde (MS), Daniel Fernandes Pereira. O objetivo foi estreitar as relações com o secretário e estabelecer diálogo para o fortalecimento do SUS e por uma convivência democrática entre os órgãos. Entre os representantes da CNS estava a presidente do SinPsi, Fernanda Magano.

O presidente do CNS, Fernando Pigatto, destacou o papel do controle social e a importância da atuação conjunta em prol do fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). “Sabemos que temos pontos divergentes, mas o nosso foco maior é o SUS. O CNS é formado por usuários, trabalhadores, prestadores de serviços e gestores. Portanto, não é só uma parte que atua no conselho, mas todos os segmentos juntos”. 

O secretário concordou e pediu um voto de confiança do Conselho para o aperfeiçoamento da relação entre as instâncias. “Existem questões que temos embates maiores, mas que possamos sempre ter espaços de diálogo para trabalharmos em conjunto”. 

Na reunião, os presentes reafirmaram a importância do apoio do Ministério para a realização de duas importantes conferências programadas ainda para 2022: a 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental, de 8 a 11 de novembro, e a 6ª Conferência Nacional de Saúde Indígena, de 14 a 18 de novembro, além da preparação da 17ª Conferência Nacional de Saúde, já em andamento e que terá a etapa nacional em julho de 2023.

“É fundamental termos o MS atuando conosco para que possamos concretizar as Conferências que estão em curso. Essa trajetória tem que continuar e alcançar bons frutos”, destacou a conselheira nacional de Saúde Fernanda Magano, representante da Federação Nacional dos Psicólogos.

As conselheiras e os conselheiros presentes também reforçaram a importância da participação do secretário na titularidade da representação do MS no CNS e nas Reuniões Ordinárias do pleno. A próxima, 330ª RO, está programada para ocorrer nos dias 25 e 26 de maio, em Brasília.  

“Fico animado com os pontos em comum e com a acolhida que tivemos. Tenho certeza que, com a chegada do Daniel, vamos manter a relação de sinceridade e agilidade que estabelecemos nesses anos todos”, ressaltou o conselheiro nacional de Saúde Neilton Araújo, que representa o MS no CNS e articulou essa reunião demandada pela mesa diretora do Conselho. 

Também participaram da reunião, a conselheira Conceição Silva, representante da União de Negros pela Igualdade, que reforçou a importância da inclusão do recorte da saúde da população negra na consolidação da saúde no Brasil; a conselheira Francisca Valda, representante da Associação Brasileira de Enfermagem, que destacou a participação social como aliada das autoridades sanitárias; a conselheira Madalena Teixeira, representante da Central Única dos Trabalhadores, que ressaltou o papel intersetorial da saúde e a secretária executiva do CNS, Ana Carolina Dantas, que reforçou a importância do diálogo com o MS. 

Related Posts