Notícias

Congresso da Apeoesp discute plano de lutas para 2011

Entre os dias 1º e 3 de dezembro realiza-se na cidade de Serra Negra o XXIII Congresso Estadual da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo), sob o tema geral “Na Escola Pública, professores, alunos e funcionários escrevem o futuro do Brasil”.

O Congresso reunirá cerca de 2300 delegados pré-indicados nas escolas e eleitos em 92 encontros regionais preparatórios e discutirá temas conjunturais e educacionais. Os professores devem ainda definir o plano de lutas para 2011, tendo já anunciado a disposição de não iniciar o ano letivo caso o governo do Estado mantenha as atuais políticas excludentes e, principalmente, não faça uma proposta de reajuste salarial.

Conforme a presidenta da Apeoesp, Maria Izabel Azevedo Noronha, que também integra o Conselho Nacional de Educação, entre as prioridades da categoria está a ampliação dos concursos, para prover as escolas de um corpo de professores permanente, bem remunerado e motivado. Para isso, lembra, “chegamos a realizar uma greve de 33 dias no primeiro semestre por melhorias na rede estadual, mas não fomos ouvidos e sofremos repressão. Esperamos que a continuidade da nossa luta, a mudança de governo e a repercussão social, através da mídia, levem a uma mudança de postura das autoridades, em benefício da população paulista”.

Seis eixos nortearão as discussões durante o XXIII Congresso, que originarão as resoluções a serem encaminhadas pelo Sindicato em 2011: Política Educacional, que terá como tema principal a Conferência Nacional de Educação (CONAE), que aconteceu em Brasília no início deste ano e que propõe, entre outras questões, a aplicação de 10% do PIB para o financiamento da Educação Pública; Política Sindical; Balanço; Políticas Permanentes; Plano de Lutas e Estatuto.

No primeiro dia do Congresso estão previstas reuniões setoriais – aposentados, juventude, gênero, meio ambiente e saúde etc. Na oportunidade a Apeoesp divulgará a mais recente pesquisa realizada com a categoria sobre “Saúde do Professor”.

A abertura dos trabalhos acontecerá às 14 horas de quarta-feira, 1º, no Centro de Convenções Serra Negra, com a presença de representantes das centrais sindicais e parlamentares, entre outras autoridades.

Deixe um comentário