Notícias

CRP promove debate sobre acolhimento institucional de crianças e adolescentes

A subsede Baixada Santista e Vale do Ribeira do Conselho Regional de Psicologia convida o debate “A Atuação da/o Psicóloga/o em relação ao acolhimento institucional de crianças e adolescentes: interface entre assistência social, saúde e judiciário”, no dia 29 de setembro, próxima segunda-feira, das 13h30 às 17h, na Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Santos (Rua Dr. Artur Porchat de Assis, 47, Boqueirão, Santos/SP).

A proposta do debate é refletir sobre a insuficiência das políticas públicas, os preconceitos e as influências sociais, para promover uma atuação baseada na transversalização dos olhares, práticas e saberes. O evento é gratuito e as inscrições devem ser gfeitas pelo site da subsede. Clique aqui a garanta sua participação. As vagas são limitadas.

A situação da infância e adolescência é, hoje, um desafio societário. O papel dos atores sociais na luta pela garantia dos direitos se torna cada vez mais importante, já que as crianças e adolescentes e suas famílias são alvo de violência social, de negligência do Estado, de ausência ou inadequação de serviços púbicos de educação, de saúde, cultura, esporte e lazer.

A reflexão sobre as possibilidades de atuação da/o psicóloga/o e de participação da Psicologia na promoção do protagonismo e da participação social é essencial para que a Psicologia não funcione como um instrumento de exclusão social através dos seus processos avaliativos e que as/os psicólogas/os não sejam guardiãs/ães de uma ordem social injusta, que reiteradamente vem se reproduzindo há séculos, culpabilizando e punindo a pobreza ao privar e impedir as famílias de manterem os filhos em seus núcleos. 

Programação:

13h30 – Recepção

14h – Abertura

14h15 – Reordenamento Institucional: Desafios da Proteção Integral para Crianças e Adolescentes Acolhidos Institucionalmente 

Nelson Aldá – Mestre em Psicologia Educacional (Reordenamento Institucional: Desafios da Proteção Integral para Crianças e Adolescentes. 2010). Graduado em Filosofia (1985). Membro consultor da Comissão Especial de Direito à Adoção (OAB/SP) e do Grupo de Apoio a Adoção de Carapicuíba. Desde 1983 atua na área da criança e do adolescente com o foco em atividades comunitárias, medidas socioeducativas (privação de liberdade e em meio aberto), acolhimento institucional, educação, supervisão institucional, formação de grupos e palestras. Especialista no acolhimento institucional dirigido ao reordenamento institucional.

14h45 – Psicólogas/os na Assistência Social: desafios da atuação frente ao acolhimento institucional de crianças e adolescentes 

Maria de Fátima Nassif – Psicóloga, técnica da Proteção Social Especial da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, membro da equipe de referência em Acolhimento Institucional de crianças, adolescentes e jovens e Acolhimento para migrantes. 

15h15 – As possibilidades de atuação da/o psicóloga/o na promoção do protagonismo em casos de acolhimento institucional de crianças e adolescentes 

Dayse César Franco Bernardi – Psicóloga, Mestre em Psicologia Social pela PUC-SP, psicóloga judiciária aposentada, Membro da diretoria e do comitê de pesquisa, consultoria, intervenção e ensino do NECA – Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a criança e o adolescente e coordenadora do Curso de Especialização em Psicologia Jurídica pelo Instituto Sedes Sapientiae. 

15h45 – Debate 

17h – Café de encerramento 

Coordenação: Ana Paula Hachich de Souza – Gestora do CRP-06/Subsede Baixada Santista e Vale do Ribeira. 

Serviço

Debate: A Atuação da/o Psicóloga/o em relação ao acolhimento institucional de crianças e adolescentes: Interface entre assistência social, saúde e judiciário
Data: 29 de setembro
Horário: 13h30 às 17h
Local: Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Santos, Rua Dr. Artur Porchat de Assis, 47, Boqueirão, Santos/SP
Inscrições pelo site: www.crpsp.org.br/baixada/agenda
Evento gratuito
Vagas Limitadas. 

Informações: (13) 3235-2324 ou e-mail: baixada@crpsp.org.br

Deixe um comentário