Notícias

CUT celebra mês da Consciência Negra com lançamento de cartilha sobre legislação e políticas públicas voltadas à igualdade racial

Última nação da América do Sul a abolir a escravidão, o Brasil optou nos últimos oito anos por aprofundar o pagamento da dívida com a população negra, a começar pela educação.

Programas como o PROUNI (Programa Universidade para Todos), criado em 2004, e que estabelece cotas nas universidades, permitiram ao País construir um cenário em que cerca de um milhão de estudantes negros estão presentes nos cursos superiores. Outras medidas como o aumento do emprego formal fizeram também com que a renda de negros e negras crescesse 222% durante o governo Lula, conforme comprovam dados do IBGE.

Porém, como era de se esperar, 500 anos de desigualdades não se resolvem em uma década e a diferença ainda persiste: negros e pardos, aponta o IBGE, são maioria entre os desempregados e o salário que recebem é a metade do recebido pelos trabalhadores brancos.

Para fazer um balanço do que já foi feito e do que ainda precisa melhorar, a CUT lança no próximo dia 30, em Brasília, uma cartilha na qual reuniu o que há de mais importante na legislação brasileira e em relação às políticas públicas de combate à discriminação racial.

Com quatro mil exemplares, o material será distribuído para todo o Brasil, além de disponibilizado às entidades que quiserem reproduzir uma tiragem maior.

*Cidade de São Bernardo recebe o CUT Cidadã Consciência Negra*
Conhecido como evento temático de prestação de serviço, o CUT Cidadã levará à população entretenimento e reflexão sobre a importância da data.

No dia 20 de novembro, a Central Única dos Trabalhadores, em parceria com a prefeitura de São Bernardo do Campo, realizará o CUT Cidadã especial Consciência Negra com objetivo de resgatar não só a cultura, mas as lutas e conquistas do movimento negro em nossa sociedade.

“Os descendentes de africanos representam cerca de 90 milhões de homens e mulheres que vivem no país. Porém, sabemos das desigualdades que a população negra ainda sofre no mercado de trabalho e na sociedade. Por isso, o CUT Cidadã irá levar o debate e a reflexão para a população de São Bernardo, relembrando Zumbi como herói nacional e símbolo da luta, além de João Cândido, almirante negro que lutou por justiça na Revolta da Chibata, que completa 100 anos em 2010”, explica Adi do Santos Lima, Presidente Estadual da CUT.

O evento será realizado na Praça Geovani Breda, no centro de São Bernardo, a partir das 9h, e contará com serviços gratuitos de podologia; medição da pressão arterial; emissão da 1ª via da carteira de identidade e carteira de Trabalho; massagem; além de estética afro-brasileira como: penteados, limpeza de pele, corte de cabelo e desfile de beleza.

Durante todo o dia serão apresentadas diversas intervenções artísticas, ressaltando a cultura negra, além de diversas atrações musicais como grupos de samba e samba rock, e o cantor Netinho de Paula, que levantará os amantes do pagode com seus grandes sucessos.

Deixe um comentário