Notícias

CUT e movimentos sociais fazem caminhada em SP para reivindicar políticas públicas de inclusão dos jovens

Nesta quinta-feira, (12), Dia Internacional da Juventude, a Central Única dos Trabalhadores, em conjunto com outros movimentos sociais, realizou uma caminha pelas ruas do centro de São Paulo para reivindicar políticas públicas para a juventude, como o acesso à educação e inclusão no mercado com trabalho decente.

Durante a caminhada, diversos representantes de movimentos sociais fizeram uso da palavra em meio apresentações artísticas como a da cantora e assessora da Secretaria da Juventude da CUT/SP, Pamela, conhecida no cenário hip-hop como Pameloza, que fez uma crítica à criminalização do rap e do hip-hop.

A atividade, organizada pela primeira vez pela Secretaria de Juventude cutista, foi encerrada na Praça da República, em frente à Secretaria de Ensino do Estado de São Paulo. O Secretário Geral da CUT/SP, Sebastião Cardozo, destacou a importância de a juventude sair às ruas para reivindicar seus direitos. “A nossa Central apoia os jovens a decidirem seus caminhos e futuro com participação efetiva em todos os espaços políticos, pois não queremos que meia dúzia tome decisões pela juventude brasileira”.

O presidente da CUT/SP, Adi dos Santos Lima, lembrou da dificuldade do jovem em ingressar no mercado de trabalho. “Temos consciência da dificuldade dos jovens em arrumar um emprego devido à falta de experiência ou de qualificação. No Estado de São Paulo falta política pública para absorver essa mão de obra, diferente do Governo Federal que, por meio do Pro Uni, oferece aos jovens a oportunidade de cursar o nível superior”.

A Secretária da Juventude da CUT/SP, Luciana Chagas, se diz orgulhosa com a primeira caminhada organizada pela central. Ela afirma que essa será a primeira de muitas outras. “Hoje estamos cobrando do Governo do Estado responsabilidade sobre os jovens e isso se estenderá durante todo o ano em diversas atividades da CUT em conjunto com os movimentos sociais”, finaliza.

A atividade foi finalizada com as apresentações artísticas de rap, hip-hop e músicas latinas.

Deixe um comentário