Notícias

CUT/SP convoca a 1ª Conferência Livre de Educação 2013 para abril

A atividade ocorrerá na quadra do Sindicato dos Bancários de São Paulo Osasco e Região nos dias 19 e 20 de abril

Nos próximos dias 19 e 20 de abril, a Central Única dos Trabalhadores Estadual São Paulo (CUT/SP) promove a sua 1ª Conferência Livre da Educação, em preparação à segunda Conferência Nacional de Educação (Conae) que será entre 17 e 21 de fevereiro de 2014.

A atividade, organizada pelo movimento cutista, ocorrerá na quadra do Sindicato dos Bancários de São Paulo Osasco e Região, à rua Tabatinguera, 192 – no centro paulistano. A ação faz parte de uma das deliberações aprovadas no 13º CECUT – Congresso da CUT Estadual São Paulo, em 2012, e tem como lema “A CUT na Luta por uma Educação Pública de Qualidade para a Classe Trabalhadora”.

A CUT defende e cobra do poder público, entre outras bandeiras, um maior financiamento para a educação pública no Brasil, valorização dos docentes e ampliação do acesso. Para avançar nesta luta, a Central participou ativamente de todas as etapas da 1ª Conferência Nacional de Educação, em 2010, e faz parte da organização da 2ª Conae 2014, que vai ocorrer em Brasília.

Segundo o dirigente da Apeoesp e vice-presidente da CUT/SP, Douglas Izzo,  este será um encontro de suma importância que trará benefícios a toda a sociedade.  “Queremos discutir a educação com os trabalhadores (as), já que os problemas educacionais perpassam por todas as categorias. Vamos organizar a nossa base cutista para todas as etapas da Conae, convocada pelo Ministério da Educação. A classe trabalhadora estará mais bem preparada para elaborar e apresentar de forma unificada propostas às conferências locais e intermunicipais, que culminarão na etapa nacional”, afirma.

Na abertura das atividades, estarão presentes os presidentes da CUT Nacional, Vagner Freitas, e o da CUT Estadual, Adi dos Santos Lima. A conjuntura nacional e os desafios da educação brasileira e O Papel dos movimentos sociais na luta por uma educação pública de qualidade no Estado de São Paulo serão os eixos das mesas de debate.

As inscrições vão até o próximo dia 16 de abril e podem ser feitas pela Secretaria Geral da CUT/SP, pelo email sgeral@cutsp.org.br ou bernadete@cutsp.org.br

SinPsi tem delegados

A 1ª Conferência Livre da Educação terá delegação do SinsPsi, composta por Rogério Giannini, presidente do sindicato; as tesoureiras Fernanda Magano, que também é presidenta da Federação Nacional dos Psicólogos (FenaPSI), e Valéria Lopes;  e os dirigentes Vinicius Saldanha, Cátia Cirpiano e Cristiane Carneiro.

Confira a programação

19 de Abril de 2013 – Sexta-Feira

Credenciamento: 17h às 19h

Coquetel: 18h00 às 19h00

Abertura: 19h00

Participação de Vagner Freitas – Presidente da CUT Nacional e Adi dos Santos Lima – Presidente da CUT Estadual São Paulo

19h40: Mesa – A conjuntura nacional e os desafios da educação brasileira

20 de Abril de 2013 – Sábado

Credenciamento: 08h30 às 11h

09h30: Mesa – Papel dos movimentos sociais na luta por uma educação pública de qualidade no Estado de São Paulo

12h30: Almoço

14h: Grupos de Trabalho

17h: Encaminhamentos

18h: Encerramento

Deixe um comentário