Notícias

CUT/SP inicia coleta de assinaturas para Reforma Política e por mídia democrática

A CUT São Paulo e seus sindicatos filiados na capital dão início nesta sexta (7), a partir das 10h, na Praça do Patriarca, à coleta de assinaturas para as campanhas pela Reforma Política e por um novo marco regulatório da comunicação.

O objetivo é pressionar o Congresso Nacional para que essas propostas avancem, além de ampliar o debate e informar a população sobre a importância dos temas.

A atividade integra calendário definido pelos dirigentes cutistas após reunião no dia 15 de maio, na sede da CUT/SP. Na capital paulista, a coleta de assinaturas continuará até 28/06, conforme o cronograma abaixo:

07/06 – Praça do Patriarca (centro)

14/06 – Praça do Forró (zona leste)

21/06 – Largo 13 de Maio (zona sul)

28/06 – Largo da Batata (zona oeste)

Como parte das mobilizações, os dirigentes dos sindicatos da cidade de São Paulo foram orientados a organizar, internamente, debates com a participação de especialistas e outras atividades junto aos trabalhadores e trabalhadoras.

Os formulários para coleta de assinaturas, bem como o folder e outros materiais informativos estarão disponíveis para download no site da CUT/SP – www.cutsp.org.br

Após o preenchimento, os formulários devem ser encaminhados à Secretaria Geral da CUT/SP:

Rua Caetano Pinto, 575 – 2º andar – Brás

CEP 03041-000 – São Paulo SP

Reforma Política

A Reforma Política visa alterar e dar maior transparência ao processo eleitoral brasileiro e para que o Projeto de Iniciativa Popular seja reconhecido é necessário coletar 1,4 milhão de assinaturas.

Entre os principais itens do projeto estão: financiamento público exclusivo de campanhas políticas, para inibir a corrupção, a força do poder econômico e baratear as eleições; o aumento obrigatório da participação feminina nas candidaturas;  voto em lista fechada, na qual o eleitor votará no partido que desejar e não mais num candidato individualmente, o que garantirá fidelidade partidária dos eleitos, além de valorização e compromisso com os programas partidários.

Lei da Mídia

A proposta de Lei da Mídia Democrática (Projeto de Iniciativa Popular da Comunicação Social Eletrônica) busca um novo marco regulatório para a comunicação do país. Para este abaixo-assinado são necessárias 1,3 milhão de assinaturas.

O intuito do projeto é garantir liberdade de expressão e promoção da cultura nacional, com pluralidade e diversidade de ideias; combater os monopólios, proibindo que em grandes cidades exista um mesmo dono para emissoras de rádio, TV e jornal; limitar o tempo para publicidade e merchandising e impedir que políticos sejam donos de emissoras, entre outros.

Deixe um comentário