Notícias

Debate online discute atuação da Psicologia no tema

Para apresentar o documento de referência do Crepop “Propostas de Atuação da Psicologia no Campo das Políticas Públicas Relativas à Questão da terra”, produzido por especialistas, será realizado pelo CFP, no dia 27 de fevereiro, a partir das 10 horas, o debate online “A questão da terra: os indignados e a contemporaneidade”.

A atuação da Psicologia em questões da terra vem ganhando espaço na atualidade. O movimento em defesa da Aldeia Maracanã (RJ), do povo Guarani-Kaiowá (MS) e a campanha lançada pelo Conselho Federal de Psicologia, em dezembro do ano passado, “Somos 1 Milhão pela Demarcação das terras Indígenas”, em prol de ações pela demarcação de terra e defesa dos povos indígenas no Brasil, são exemplos dessa inserção.

A presença de mega eventos no Brasil, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, tem provocado diversas ações higienistas e demandado cada vez mais da nossa profissão, por isso, a necessidade de se propor diretrizes que orientem a ação das psicólogas (os) no tema.

As discussões do debate serão norteadas pelo novo documento de referência do Crepop, que entra em consulta pública também no dia 27 de fevereiro.

A mediação da conversa será realizada pela conselheira do CFP, Roseli Goffman, e vai contar com a presença dos especialistas que participaram na elaboração do documento, a psicóloga e professora da PUC-MG Fabiana Campos e o psicólogo e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte Jader Leite, já confirmados. O professor da Universidade de Brasília e relator do Direito Humano à Terra, ao Território e à Alimentação da Plataforma Dhesca Brasil, Sérgio Sauer, que escreveu a apresentação do documento, também estará presente.

A escolha de questões da terra como área de atuação profissional foi indicada pela categoria no VI Congresso Nacional da Psicologia (CNP).

Psicóloga (o), participe, contribua com o documento, ajude a construir novas diretrizes de atuação.

Serviço:

Quando: 27 de fevereiro de 2013
Horário: 10 horas
Onde: www.cfp.org.br

 

Deixe um comentário