Notícias

Debate preparatório para o I Encontro Nacional dos Psicólogos (as) Negros (as)

Há tempos, psicólogos integrantes de organizações do movimento social negro e de entidades representantes da categoria refletem sobre a necessidade da criação de um espaço político que permita o processo de organização de um segmento da categoria profissional que, pelas suas características étnico-raciais, enfrenta algumas barreiras em seu processo de afirmação social. Ao mesmo tempo em que se tem apontado a necessidade do aprofundamento das discussões e ampliação das linhas de pesquisa e dos estudos de pós-graduação na academia sobre psicologia e a questão racial, tendo em vista o papel da Educação na transformação de valores e comportamentos sociais historicamente arraigados em nossa cultura.

Compreendemos que o enfrentamento das iniquidades raciais, especialmente no âmbito da saúde, requer também uma leitura psicossocial dos determinantes das desigualdades. E certamente, a sensibilização e o preparo da categoria de psicólogos brasileiros poderão resultar em significativos avanços na implantação de políticas públicas de promoção da igualdade racial.

Para tal desafio será lançado neste ano o I Encontro Nacional de Psicólogos(as) Negros(as) e Pesquisadores sobre Relações Inter-raciais e Subjetividade no Brasil. O evento realizar-se-á nos dias 13, 14 e 15 de outubro de 2010, no Departamento de Psicologia Social e do Trabalho da Universidade de São Paulo.

No intuito de promover um aquecimento para o Encontro e, ao mesmo tempo, mobilizar a categoria e interessados/as em torno do tema psicologia e racismo, realizaremos um Debate Preparatório para esta sexta-feira, dia 30.

Contamos com sua participação!

Deixe um comentário