Notícias

Depressão e problemas cognitivos são mais comuns em pessoas com síndrome metabólica

Pacientes com síndrome metabólica apresentam uma maior prevalência e maior intensidade de sintomas de transtornos mentais, além de menor capacidade cognitiva, segundo estudo apresentado em abril no 3º Congresso Internacional sobre Pré-diabetes e Síndrome Metabólica, na França.

A síndrome metabólica é um conjunto de fatores de risco para doenças cardíacas e diabetes, incluindo obesidade abdominal, hipertensão arterial, triglicérides e glicose altos, e baixos níveis do “bom” colesterol (HDL). A pessoa é diagnosticada com a síndrome quando apresenta pelo menos três desses cinco fatores de risco.

A análise de 55 pacientes diabéticos com idades entre 44 e 82 anos e que tinham síndrome metabólica revelou que a prevalência de depressão clinicamente relevante era maior nesse grupo (14,5%) comparada com a população americana. Além disso, a escala de sintomas psicopatológicos foi maior nesses pacientes, assim como cada fator analisado na escala.

Em relação à função cognitiva, houve declínio significativo da medida geral, além de declínio na memória imediata e na memória de longo prazo, na atenção, na linguagem, na velocidade de processamento cognitivo e na função executiva. Porém não houve associações entre as funções cognitivas e os transtornos mentais.

Os resultados indicaram também que as mulheres tiveram sintomas de transtorno mental mais expressos e menores escores de funções executivas e memória verbal imediata. Mas o estudo não explicou as razões da diferença de gênero e nem os mecanismos por trás da relação da síndrome metabólica com problemas cognitivos e transtornos psiquiátricos. “O estudo é limitado devido à indisponibilidade de normas nacionais”, concluíram os autores.

Deixe um comentário