Notícias

Dia 17, SinPsi promove cinema com debate sobre sofrimento psíquico

Terça-feira que vem, dia 17, às 18h30, o SinPsi promoverá o evento CurtaComPipoca – Trajetórias de uma Crise. Na ocasião serão exibidos o curta-metragem “Trajetórias de uma Crise” (assista aqui ao trailler do filme) e o vídeo do SinPsi “Nau dos Insensatos – Economia Solidária”. Na sede do sindicato, à Rua Aimberê, 2053, próximo ao metrô Vila Madalena.

Junto à pipoca, haverá a roda de conversa “Construindo Novos Lugares” com os presentes e sorteio do livro “Relatos de Experiência em Inclusão Social pelo Trabalho na Saúde”, que reúne relatos de 18 experiências de oficinas, projetos e empreendimentos solidários do estado de São Paulo.

Inscreva-se aqui. Vagas limitadas!

O evento tem organização da Unisol Brasil, SinPsi e apoio do Sindicatos dos Jornalistas.

Sobre o curta Trajetórias de uma Crise

O Roteiro

O roteiro central do curta retrata a trajetória de duas pessoas em situação de sofrimento psíquico. Um dos personagens é levado ao Hospital público onde tem sua crise contida através de amarras e injeções, a sua revelia. Já a outra personagem é levada ao Centro de Atenção Psíquico Social (CAPS), local onde já estava vinculada e que propõe diferentes estratégias de acolhimento. Nesse espaço prevalece o diálogo e entendimento sobre os problemas enfrentados e participa-se de diversas atividades (oficinas de teatro, música, leitura, assembleia, convivência…) e a medicação é ministrada ante seu consentimento.

A Direção

O trabalho tem a direção geral de Marco Ribeiro, consultor contratado para realizar uma oficina de vídeo para usuários e trabalhadores da rede de Saúde Mental de Guarulhos. A atividade faz parte do projeto “Saúde e Cultura: a construção de percursos culturais, itinerantes e imprevisíveis”, financiado pelo Ministério da Saúde e executado pela Secretaria Municipal de Saúde da cidade.

A Trilha Sonora

A trilha sonora conta com a significativa participação de dois grupos atuantes na saúde mental. O primeiro, “Harmonia Enlouquece”, nasceu a partir do projeto “Convivendo com a Música” do Centro Psiquiátrico Rio de Janeiro, RJ. O segundo Coral Cênico Cidadãos Cantantes, existente há mais de 20 anos em São Paulo gravou a música “Dor Elegante” especialmente para o curta.

A música Pirex, de autoria do cantor Itamar Assumpção, que foi escrita a partir do encontro do cantor com o Coral Cênico Cidadãos Cantantes, também está entre as músicas que compõem o pano-de-fundo do curta.

Lançado no Dia Mundial da Saúde Mental, 10 de outubro, o filme tem duração de aproximadamente 20 minutos.

A data foi significativa uma vez que a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera a saúde mental uma prioridade e defende que esta questão não é estritamente do campo da saúde.

Deixe um comentário