Notícias

Dia 7 de abril, participe do ato pelo Dia Mundial da Saúde

A Comissão Organizadora do Ato Unificado do Dia Mundial da Saúde está com programação confirmada para o dia 7 de abril, a partir das 9h. Em São Paulo, a concentração será na rua Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 188 (em frente à Secretaria Estadual de Saúde e próximo ao Hospital das Clínicas). Haverá caminhada até o centro de São Paulo, passando pela Secretaria Municipal de Saúde e finalizando na praça da República.

A Comissão está elaborando uma Carta Aberta da Plenária Municipal de Saúde de São Paulo, para o Dia Mundial da Saúde, a ser distribuída à população e encaminhada às autoridades executivas e legislativas das três esferas de governo (municipal, estadual e federal) com os nomes de todas as entidades e coletivos que a assinam.

Membro do Conselho Municipal de Saúde, Marília Fernandez, dirigente SinPsi, fala sobre a importância de a sociedade ir às ruas no dia 7 de abril.

“O Dia Mundial da Saúde, historicamente, reúne trabalhadores, gestores e usuários do SUS nas ruas a fim de fortalecer e avançar na saúde pública. É o momento de defendermos e brindarmos a conquista da implementação do SUS, além de cobrarmos avanço e implementação total da política de saúde”, ressalta Marília.

O SinPsi considera o SUS uma conquista do povo brasileiro, construído a partir das urgências de um momento histórico. Hoje, com o passar dos anos, é preciso avançar para garantir o acesso universal e integral da população.

“Defendemos nossas bandeiras por meio de uma carta, que será entregue às secretarias Municipal e Estadual de Saúde e ao Ministério Público, afim de que este ato não seja apenas emblemático. Queremos de fato ser ouvidos em nossas manifestações”, defende a conselheira.    

Este ano, o mote da caminhada será “O que falta no SUS para ele cuidar bem de você e de todas as pessoas?”, pois as entidades participantes do ato entendem que só há garantia de um bom serviço de saúde quando ouvidas as reivindicações da população. 

“Acreditamos em muitos pontos primordiais para o avanço do SUS, mas principalmente que se acabe com as limitações e dificuldades dos serviços de atenção à população e com o combate às propostas de privatização da saúde. Convocamos toda a população a se juntar nesta caminhada por um SUS cada vez melhor para todas e todos”, finalizou a dirigente sindical.

Deixe um comentário